CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Festa do Boi abre neste sábado sua 59ª edição de forma presencial, apenas para vacinados e deve gerar R$ 50 milhões em negócios

Após uma inédita e exitosa edição virtual realizada no ano passado, a tradicional Exposição de Animais, Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Norte (Festa do Boi) será retomada de forma presencial este ano e terá sua abertura oficial neste sábado (13). O maior evento agropecuário do Nordeste chega à sua 59ª edição e deve movimentar cerca de R$ 50 milhões em negócios, atraindo um público de 330 mil pessoas ao longo dos seus oitos dias. Para acesso ao Parque Aristófanes Fernandes, local onde ocorre o evento, será exigido o comprovante de vacinação em dia ou uma declaração médica de que a pessoa tem algum tipo de restrição de saúde que a impeça de se vacinar.

Com o tema “O RN QUE DÁ CERTO”, o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) leva para a Festa do Boi 2021 todo o seu leque de projetos e ações, com resultados de encher os olhos. A Sape irá ocupar um espaço novo, localizado ao lado da pista de julgamentos e da sede da Anorc, para apresentar todo o potencial econômico do agronegócio potiguar e o suporte que vem sendo dado a cada uma de suas vertentes. O espaço será dividido em ilhas setoriais, entre elas, a fruticultura, a pecuária e o camarão. Desta forma, o visitante poderá fazer um passeio pela diversidade produtiva do campo potiguar e conhecer um pouco mais do “RN QUE DÁ CERTO”.

“Estamos muito felizes com essa retomada presencial. Como é sabido por todos nós, no ano passado, período severo da pandemia, a Festa do Boi ocorreu de forma virtual. Mas é, finalmente, chegado o momento de olhar para frente e seguir trabalhando. Vale destacar que a pandemia não acabou, deveremos tomar os cuidados e seguir os protocolos de biossegurança, inclusive, será exigido o passaporte vacinal para o acesso ao Parque”, afirmou o titular da Sape, Guilherme Saldanha.

O secretário também faz questão de pontuar a ampliação do espaço que a Sape ocupa no Parque Aristófanes Fernandes como maior indicativo da grandiosidade do trabalho que a pasta vem fazendo no apoio, sobretudo, aos pequenos produtores. “O nosso campo é riquíssimo e, mesmo em um período de seca como o que atravessamos agora, mostra sua resiliência e sua enorme relevância econômica e social. Temos números grandiosos na fruticultura, com mais de 40 mil empregos formais diretos gerados; na carcinicultura, na qual temos perseguido o posto de maior produtor do país; na produção de derivados de leite; meliponicultura; pescados e ovinocaprinocultura. Temos, ainda, uma tradição gigantesca na melhoria genética de rebanhos bovinos de diversas raças. É um leque muito grande de negócios que nos orgulha e enche de responsabilidades de, com a estrutura da Sape e todo o apoio que recebemos da governadora, professora Fátima Bezerra, estarmos sempre próximos destes produtores, ajudando-os a serem cada vez mais eficientes e eficazes”, ressalta Saldanha.

A programação científica do espaço “RN QUE DÁ CERTO” contará com palestras que serão ministradas pelos técnicos e pesquisadores da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), entre elas Circuito Fazendinha, Cadeia da Mandioca e Aves Caipiras. Além disso, a programação conta com a entrega de tratores e implementos agrícolas.

No dia 13, a abertura dos portões do Parque Aristófanes Fernandes está programada para às 10h e a solenidade de abertura será às 17h e contará com a presença do governador em exercício Antenor Roberto e vários secretários estaduais. No dia 14, às 17h haverá o tradicional Leilão Emparn e Convidados, que é uma promoção da E.M Leilões. Às 17h haverá uma missa campal, celebrada pelo padre Robson. Já no dia 15, às 10h, haverá reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso Nacional. Na sexta, 19, está prevista, ainda, uma reunião da Frente Parlamentar da Agricultura da Assembleia Legislativa.

O evento é promovido pela Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape). Também são parceiros: Sebrae, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Parnamirim, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, AGN, Ministério da Agricultura, Federação da Agricultura do RN, Senar, Fecomércio, Idiarn, Emparn e Emater.

Veja abaixo a programação completa da Festa do Boi 2021

PROGRAMAÇÃO OFICIAL (sujeita a alterações)

De 08 a 11/11: Raças zebuínas
Dia 12/11: demais raças
Dia 12/11: data base (pesagem/ultrassom)

Sábado | 13/11
06h Torneio Leiteiro – 1a Pesagem
10h Abertura dos Portões
17h Solenidade de Abertura da 59a Festa do Boi
18h Torneio Leiteiro – 2a Pesagem
21h Arena Show
Simone e Simaria
Japinha Conde

Domingo | 14/11
06h Torneio Leiteiro – 3a Pesagem
10h Abertura dos Portões
16h Missa Campal
17h Leilão Emparn e Convidados 18h Torneio Leiteiro – 4a Pesagem
21h Arena Show
Alceu Valença
Brisa Star
JM Puxado
*Pista de Julgamento: Pardo-Suíço

Segunda | 15/11
06h Torneio Leiteiro – 5a Pesagem
10h Abertura dos Portões
10h II Reunião da Frente Parlamentar Federal da Agropecuária
10h Geração Agro – Evento promovido pelo Nuleite
13h Programação Especial para Criançada com o Circo Los Campellos
18h Torneio Leiteiro – 6a Pesagem
19h Show de Humor com Zé Lezin e Tiago Dionísio
*Pista de Julgamento: Pardo-Suíço

Terça | 16/11
06h Torneio Leiteiro – 7a Pesagem
12h Abertura dos Portões
*Pista de Julgamento: Sindi e Gir Leiteiro

Quarta | 17/11
12h Abertura dos Portões
19h Leilão Nuleite
*Pista de Julgamento: Sindi e Gir Leiteiro

Quinta | 18/11
12h Abertura dos Portões
19h Leilão Sindi Estrelas
*Pista de Julgamento: Nelore, Guzerá Leiteiro e Girolando

Sexta | 19/11
10h Abertura dos Portões
10h – 2ª Reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa do RN
19h Leilão Pérolas do Nordeste
21h Arena Show
Zé Cantor
Mano Walter
*Pista de Julgamento: Nelore, Guzerá e Girolando

Sábado | 20/11
10h Abertura dos Portões
12h Leilão Nelore Montana
16h Programação surpresa para as crianças
21h Arena Show
Solange Almeida
Mara Pavanelly
Cavaleiros

Julgamentos – horários
Manhã: 08h às 12h
Tarde: 13h30 às 18h
Podendo sofrer alterações de acordo com a comissão de pista.




Nenhum comentário: