CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Governo prevê redução na conta de luz

Durante o lançamento do plano, a presidenta Dilma Rousseff disse que a melhora na situação hidrológica nos reservatórios brasileiros deverá resultar em uma redução entre 15% e 20% no valor adicional pago pela energia elétrica com a chamada “bandeira vermelha” – mecanismo adotado nas contas de luz para informar ao consumidor se ele está pagando mais caro pela energia.

O setor elétrico estima que o impacto no valor final da conta do consumidor será próximo de 1% e que a redução ocorrerá em setembro. Para a indústria do RN, a redução de 15% a 20% no preço da bandeira tarifária vermelha representa um “alívio”, mas não deverá trazer forte impacto – sobretudo nas atividades têxtil, de alimentos e cimento, maiores consumidores de energia. “O que haverá é uma suavização deste custo, teremos uma bandeira vermelha mais barata, o que é bem-vindo para a indústria, mas não é capaz de recompor perdas”, analisa a gerente da Unidade de Economia do Sistema FIERN, Sandra Lúcia Barbosa Cavalcanti.

O regime de bandeira vermelha está em vigor desde janeiro em todo o país e cobra nas contas de luz um adicional de R$ 5,50 para cada 100 kilowatts-hora (kWh) consumidos.

O aumento substancial dos gastos das empresas com energia elétrica – tanto em razão do realinhamento das tarifas do serviço em percentuais acima da variação da inflação, como da aplicação da tarifa mais cara, a chamada bandeira vermelha, devido o acionamento das termoelétricas – aparecem entre os principais problemas reportados pelas indústrias do Rio Grande do Norte. Os dados são do estudo do Sondagem Industrial do RN, realizado pela CNI/FIERN, no segundo trimestre deste ano.

Nenhum comentário: