CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 29 de outubro de 2013

ProJovem Urbano é implantado em unidades prisionais do RN


Programa oferece a conclusão do ensino fundamental a jovens de 18 a 29.

Expectativa é atender mais de cem detentos no Estado.

Fernanda Zauli Do G1 RN
 
Pela primeira vez o ProJovem Urbano vai para dentro das unidades prisionais do Rio Grande do Norte. O programa, que tem como objetivo oferecer a conclusão do ensino fundamental para jovens de 18 a 29 anos de idade, começou a ser aplicado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz – maior unidade prisional do RN – nesta terça-feira (29) com a realização de uma aula inaugural. A expectativa é atender mais de 100 detentos no Estado.
Presos participam do lançamento do Projovem em Alcaçuz (Foto: Divulgação/Direção de Alcaçuz)
 (Foto: Divulgação/Direção de Alcaçuz)
O curso tem 18 meses de duração, com 1.200 horas-aulas nesse período, e é ministrado dentro do presídio. Em Alcaçuz, as aulas serão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. “Só não haverá aula às quartas-feiras porque é o dia da visita íntima”, explicou a  a presidente do Núcleo de Reintegração Social da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Aderleth Bezerra Queiroz. São quatro horas e meia de aula por dia que se dividem em disciplinas como Português, Matemática, História, Geografia e Inglês. O material didático é fornecido pelo próprio programa.
Os presos que participam do programa têm remissão de um dia de pena a cada 12 horas de atividade educacional. “Com o diploma em mãos, o preso irá abater um terço da sua pena. Eu estou muito emocionada em ter um projeto como esse aqui dentro. É uma forma de aumentar as chances de reintegração à sociedade. É uma oportunidade deles verem o mundo de outra forma quando saírem daqui”, disse a diretora da Penitenciária de Alcaçuz, Dinorá Simas.
 

De acordo com a presidente do Núcleo de Reintegração Social da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Aderleth Bezerra Queiroz, o curso será oferecido também na ala feminina do Complexo Penal João Chaves, na zona Norte de Natal, e no Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5, anexo de Alcaçuz). “Nós já temos 100 detentos matriculados no Projovem, mas as matrículas seguem abertas até o dia 30 de outubro, então podem haver mais adesões”, explicou.

Sobre o Programa
O programa ProJovem Urbano Prisional é fruto de parceria entre os ministérios da Justiça e da Educação e tem o objetivo de melhorar a escolaridade e incentivar a participação social de jovens privados de liberdade.

Alcaçuz
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui hoje 749 homens, além de outros 350 detentos que estão custodiados no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), anexo da unidade. A penitenciária foi liberada para receber novos presos em outubro do ano passado, após passar dois meses interditada pela Justiça em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança.
Pavilhão 1 da Penitenciária de Alcaçuz é alvo da operação de revista da PM (Foto: Henrique Dovalle/G1)Pavilhão 1 de Alcaçuz foi alvo da operação feita pela PM e agentes penitenciários (Foto: Henrique Dovalle/G1)
Fonte: G1/RN

Nenhum comentário: