CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 22 de outubro de 2013

Maurício de Sousa abre Feira de Livros e Quadrinhos de Natal

FLiQ começa nesta terça (22) e vai até a sexta (25) no campus da UFRN.
 
Desenhista participa de bate papo sobre os 50 anos da Turma da Mônica.
 
Do G1 RN
Mauricia de Sousa encerra a programação no dia 14 (Foto: Divulgação)
Mauricia de Sousa participa da FliQ, em Natal
(Foto: Divulgação)
A III Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, que começa nesta terça-feira (22) no Campus da UFRN, terá a participação do desenhista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. O evento vai até a sexta-feira (25) e, segundo os organizadores, tem a expectativa de atrair mais de 80 mil pessoas. A proposta, assim como nas edições anteriores, é democratizar a leitura e o acesso aos livros.
A FLiQ começa às 9h, juntamente com a abertura oficial da XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Cientec. A participação de Maurício de Sousa, no entanto, só será à noite (18h15), quando ele participa de um bate papo sobre os 50 anos da Turma da Mônica. Símbolo dos quadrinhos no Brasil, o desenhista fortalece a arte das HQs e é uma referência mundial também no ramo da reprodução dos seus personagens em bonecos e outros produtos.

Segundo a assessoria da FliQ, a programação para o público é bem diversificada. São mais de 20 atividades, desde as oficinas temáticas, lançamentos de livros, encontros com os escritores locais e nacionais. Entre os convidados estão José Castello, Mário Botolotto, Mike Deodato, Vicente Serejo, Carlos Fialho, Milena Azevedo, Brum, Cellina Muniz e  Lívio Oliveira.
Prêmio de Cordel
Os vencedores do VII Prêmio Cosern Literatura de Cordel serão conhecidos na abertura oficial da III FLiQ Natal, nesta terça. Com o tema 'Rio Grande do Norte, do sertão ao litoral, um estado de energia', a Cosern buscou incentivar mais uma vez a literatura popular de cordel, fortalecendo os artistas veteranos e principiantes dessa arte.
Na sexta, último dia da feira, acontecerá a entrega da premiação aos criativos cordelistas vencedores nas três categorias: livre, ensino fundamental e ensino médio.
Oficinas
A FLiQ está organizando, entre as oficinas oferecidas, uma produção de fanzines. Acontece também nesta terça-feira, sendo coordenada pela professora da UFRN Celina Muniz. Outra é sobre a produção de tirinhas, na quarta-feira, sob a coordenação do chargista Brum, do jornal Tribuna do Norte. As duas vão acontecer no horário da manhã, entre as 9h e 12h. As oficinas são indicadas para jovens a partir dos 14 anos e que já tenham algum conhecimento na área de quadrinhos e zine. As oficinas estão com vagas limitadas (20 vagas) e quem quiser se inscrever deve enviar e-mail para bethania@oficinadanoticia.com.br, indicando qual a oficina que quer participar e o nome completo.

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário: