CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




quarta-feira, 16 de maio de 2018

Cresce número de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no RN

Foto ilustrativa - Cresce número de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no RN (Foto: Bernardo Coutinho/ A Gazeta)
Dados foram divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos, com base no balanço anual do Disque 100.

O Rio Grande do Norte registrou 420 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2017. O número cresceu em relação a 2016, quando o estado acumulou 363 denúncias. Esses dados foram divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos, com base no balanço anual do Dique 100, que somou informações obtidas no Sistema de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e Atendimento (SONDHA) e no Sistema Safernet. Apesar do aumento de quase 16% de 2016 para 2017, os números estavam em queda desde os primeiros registros do relatório, que são de 2011. O estudo é categorizado por tipos de violência sexual, que são agrupados de acordo com a natureza do crime cometido contra as crianças e adolescentes.

Dentre eles, o mais recorrente em todo o país, o abuso sexual somou 312 denúncias no RN em 2017, contabilizando 74,2% do total de casos. Em segundo lugar está a exploração sexual, com 88 denúncias, 21%. O relatório apresenta dados sobre outros tipos de violência sexual contra pessoas de até 17 anos, como aliciamento, pornografia infantil e também contato através de mensagens de texto, porém em menor proporção.

Dia Nacional
Esta sexta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data tem por objetivo mobilizar a população brasileira para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Apenas em 2017, o Disque 100 registrou mais de 22,3 mil denúncias de violência desse tipo no Brasil inteiro. 
 
Do G1 RN

Nenhum comentário: