CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




domingo, 22 de setembro de 2013

Dia dos Deficientes Físicos

Publicado por: Jussara Barros em setembro

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem tido a atenção de olhar para os problemas sociais do mundo, estabelecendo datas comemorativas internacionais, com o objetivo de alertar a população e governantes sobre a importância de se criar projetos que garantam a qualidade de vida dos homens.

Emprego e esportes mostram o quanto são capazes
Dentro dessas perspectivas, o dia 03 de dezembro foi estabelecido como o Dia Internacional do Deficiente Físico, durante a realização de uma Assembleia Geral da ONU, no ano de 1992.

Como se vê, a escolha da data é muito recente, demonstrando o quanto as políticas públicas nunca estiveram voltadas para atender as necessidades dessas pessoas, que são limitadas em alguns de seus aspectos físicos.


A intenção da ONU foi gerar maior conscientização e compromisso governamental, através da elaboração de projetos que facilitem a rotina diária dessas pessoas, podendo receber as mesmas condições de vida.
 Se imaginarmos as dificuldades que os deficientes encontram podemos perceber o quanto ficam impossibilitados de fazer as coisas mais simples, não por suas limitações, mas pela ausência de condições.

Os cadeirantes, por exemplo, não encontram meios de circular pelas ruas das cidades, por falta de rampas de acesso às calçadas, dificultando sua locomoção. Além disso, nem todo meio de transporte urbano é adaptado e adequado, o que impede que se desloquem com segurança.

Muitas limitações são encontradas pelos deficientes visuais. Existe uma linguagem universal para os mesmos, mas esta não é adotada. Como não aparece em quase nada, também restringe a vida dos deficientes visuais. Imagina uma pessoa viver sem poder escolher um produto de supermercado ou um prato num restaurante? É muito ruim não ter acesso ao mundo, dependendo o tempo todo de informações de outras pessoas. Será que eles se sentem livres?

Pelas dificuldades encontradas, os deficientes físicos muitas vezes não encontram meios de trabalhar. Isso é resultado da falta de políticas educacionais voltadas para esse fim. As escolas deveriam estar preparadas para atender a demanda de deficientes, garantindo aos mesmos o ensino técnico, voltado para o aprendizado de uma profissão. Dessa forma, por volta dos 16 anos, já teriam condições de entrar no mercado de trabalho.

Hoje em dia a lei garante emprego para uma parte dessa população, onde empresas são obrigadas a manter em seu quadro de funcionários um percentual de portadores de necessidades especiais. Facilmente presenciamos os mesmos nos supermercados, farmácias, lojas de roupas, bancos, etc. É justa a existência de uma lei voltada para esse fim, pois os deficientes possuem limitações, mas são capazes de produzir e merecem oportunidades.

No Brasil instituiu-se o dia 21 de setembro como o dia de luta das pessoas deficientes. A escolha da data foi pela proximidade da primavera, que representa a origem de tais reivindicações.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com/datas-comemorativas/dia-dos-deficientes-fisicos.htm

Nenhum comentário: