CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Santuário de Santa Rita é destaque em exposição em Natal

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=bbc48b79b0&view=att&th=140c3d54aa0b10b4&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P_3uERmpA4BprW8jKySwglb&sadet=1377685628041&sads=hxzHVusUTfKLGvzpL_nZOWY11Ks&sadssc=1
https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=bbc48b79b0&view=att&th=140c3d54aa0b10b4&attid=0.2&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P_3uERmpA4BprW8jKySwglb&sadet=1377685728523&sads=tvreNfMKGcwglF_SpO-awDWCkGg

publicidade-ENTRAR
  O Santuário de Santa Rita de Cássia é uma das fontes da coleção do professor Antônio Marques que compõe o acervo da exposição que será aberta ao público nesta quarta-feira, 28, no Centro de Turismo em Natal. Entre mais três santuários, os altares visam divulgar o roteiro da fé do RN.

O imaginário religioso potiguar está ganhando um local de registro e visitação com a abertura ao público na próxima quarta-feira, 28, do Museu Casa de Milagres. O local funcionará na capela anexa ao Centro de Turismo de Natal e que abriga um acervo de cerca de 2.500 ex-votos da coleção do marchand e colecionador Antônio Marques. As peças foram, em sua imensa maioria, coletada nos Santuários do Rio Grande do Norte.

A ideia inicial era exibir o contexto artístico dos ex-votos coletados e apresenta-los como manifestação artística da cultura popular. Por muitas vezes desprezados pelos locais onde são depositados, os ex-votos chegam a ser queimados e enterrados, por não haver espaço suficiente para guarda-lo.



  Ex-voto é o termo usado para designar um objeto deixado em um local de devoção religiosa em troca de uma graça alcançada. Em sua maioria são esculturas de partes do corpo esculpidas em madeira (as mais comuns no Brasil), mas no local é possível perceber que também há objetos em metal, gesso, plástico e pano, além de outros exemplos de lembranças como fotografias e miniaturas de casas e animais, que também são consideradas graças alcançadas pelos romeiros.

O professor Antônio Marques teve a ideia de começar a colecionar os ex-votos há cerca de 50 anos, quando era seminarista no Ceará. Inclusive os primeiros ex-votos da coleção podem ser vistos na exposição.

Formato da amostra

A ideia é que mensalmente o acervo seja atualizado, seja com coleções de novos doadores, seja com peças de artistas locais. Nessa exposição de abertura, por exemplo, atrás do altar central, há um espaço dedicado a arte sacra de Luzia Dantas, escultora de Currais Novos, referência nacional.

Do lado esquerdo de quem entra na antiga capela, são encontrados quatro altares dedicados aos principais santuários religiosos do RN: Santa Rita de Cássia, localizado em Santa Cruz; Nossa Senhora dos Impossíveis, localizado na Serra do Lima, em Patu; Nossa Senhora Menina, localizado em Florânia; e o Monte do Galo, localizado em Carnaúba dos Dantas. Além destes há uma sala de oração em homenagem ao Padre João Maria, onde podem ser encontrados objetos de uso pessoal do sacerdote.

Pelo lado esquerdo o visitante é recebido por vários santos populares que serviram de decoração para casas antigas e mais humildes do interior. As pessoas conseguem identificar suas origens ao ver as imagens.

Em seguida, alguns ex-votos do mundo inteiro fazem um contraponto com os encontrados no Brasil. Europeus e latino-americanos, eles são em sua maioria feitos de metal. Por fim, um painel com fotografias que assumem o papel de arte pictórica antiga.

No altar central está uma imagem da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. O altar é um caso a parte. Quando houve a restauração do Centro na década dde 19790 o altar foi retirado para que o local se transformasse em um auditório. Por essas coincidências do destino, a sala nunca foi utilizada após a restauração e acabou sendo restaurada para abrigar o museu.

A abertura oficial da Casa dos Milagres ao público ocorre nesta quarta-feira, 28, a partir das 17h.

SERVIÇO:

Vernissage: 28/08/13, às 17h

Local: Centro de Turismo

Visitação: das 10h às 18h, até 30 de setembro, de segunda a sábado, e nos meses de outubro, novembro e Dezembro, das 14h às 18h. Acesso gratuito.

Mais informações:

Antônio Marques: 8890-6727


por Ana Paula Costa -via- e mail

Nenhum comentário: