CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 20 de agosto de 2013

RN registra 5 mil casos de dengue e seis mortes em 2013

Dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde.
Até 10 de agosto, foram confirmados 4.984 casos de dengue no RN.

O Rio Grande do Norte registrou 5 mil casos de dengue e seis mortes em 2013. Os dados são do boletim epidemiológico do Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Até o dia 10 de agosto deste ano foram notificados no Estado 14.666 casos de dengue, destes 4.984 foram confirmados.

Dos casos confirmados, 4.919 são do tipo clássico da doença, 33 são de dengue com complicação e 32 com febre hemorrágica. Foram registrados ainda seis óbitos, três por febre hemorrágica e três por dengue com complicação. De acordo com o boletim da Sesap, no mesmo período em 2012, foram confirmados 12.278 casos e oito óbitos. “Fazendo um comparativo, houve uma redução significativa”, destaca Silvia Dinara do Nascimento Alves, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue.

PUBLICIDADE

Os dados divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle da Dengue indicam ainda que os municípios com maior número de notificações são Natal (1.677), Parnamirim (1.087), Pau dos Ferros (1.275), Santa Cruz (818), Currais Novos (693), Caicó (607) e Parelhas (515). Enquanto que Almino Afonso, Antônio Martins, Baia Formosa, Carnaubais, Galinhos, Jandaira, João Dias, Monte das Gameleiras, Parau, Rio do Fogo, Serra de São Bento, Tibau do Sul, Viçosa e Vila Flor não apresentaram notificações no período.

Com relação ao Índice de Infestação Predial (IIP), que é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis pesquisados e o número de imóveis que apresentaram depósitos com larvas do Aedes aegypti (transmissor da dengue). Silvia Dinara alerta que dos 167 municípios do estado, 36 estão com o IIP satisfatório, 49 em alerta, 63 em risco e 19 não informaram. “Mesmo com um número de casos confirmados sendo menor que em 2012, os municípios devem permanecer em alerta. Por isso a população, os profissionais de saúde e gestores precisam redobrar os cuidados para o controle da proliferação do Aedes aegypti”, enfatizou.

Silvia Dinara lembra que “para se reproduzir, o mosquito utiliza recipientes como garrafas, embalagens descartáveis, latas, pneus, plásticos, entre outros. Esses recipientes são encontrados a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e nas ruas. É preciso manter o lixo bem armazenado, limpar os terrenos baldios, manter caixas d’ água fechadas, tonéis e tanques que armazenem água tampados, tratar a água das piscinas quando existir no imóvel, limpar as calhas e lajes das casas”.



Do G1 RN

Nenhum comentário: