Em pouco mais de um mês de atuação em Santa Cruz, o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) tem se mostrado eficaz e garantido um bom atendimento aos diversos pacientes que necessitam do serviço.
Segundo balanço apresentado pela coordenação do programa, nos primeiros 30 dias de atuação do SAMU, no mês de novembro, foram 31 atendimentos das mais diversas naturezas, desde acidentes com traumas, até pessoas com problemas de saúde passando mal em casa. Neste período, os técnicos de enfermagem e condutores-socorristas, prestaram o serviço necessário para ajudar os pacientes com problemas. O atendimento é especializado desde a chegada da ambulância no local da ocorrência. Segundo a coordenadora do SAMU Santa Cruz, Rita de Cássia Araújo, a equipe de Santa Cruz tem desempenhado um bom trabalho no programa.
O SAMU considera como principal problema a falta de informação que a população ainda tem sobre o atendimento prestado pelo serviço. É uma série de normas que devem ser seguidas desde a ligação para o 192 até o atendimento do paciente no local da ocorrência. O atendimento deve ser feito exclusivamente ligando para o 192. As pessoas não podem ir a sede do SAMU para pedir o atendimento. Ligando para o número, um médico irá passar as primeiras informações e em seguida, se necessário, aciona a equipe do SAMU. Durante todo o atendimento, os técnicos recebem instruções do médico via rádio, orientando o que deve ser feito no paciente, inclusive com aplicações de medicamentos e técnicos para a retirada do paciente do local para ser direcionado a uma unidade de saúde na capital do Estado.
Mesmo com o serviço já surtindo efeito, algumas dificuldades são encontradas. O telefone 192 só está podendo ser utilizados por clientes da operadora TIM. As outras operadoras de telefonia fixa e móvel ainda não disponibilizaram o serviço. Outro problema detectado é no rádio da unidade móvel. Segundo os funcionários do SAMU, em alguns locais, o rádio não pega, o que pode ser prejudicial ao serviço, pois os técnicos têm que está em constante comunicação com o médico que orienta o atendimento. Santa Cruz faz parte do pólo Trairi/Seridó do SAMU do Rio Grande do Norte. Além de Santa Cruz, Currais Novos, Caicó e Parelhas fazem parte do pólo com atendimento unificado, sendo que em Currais Novos existe uma unidade móvel de suporte avançado, com UTI e médico de plantão, que serve também para a região Trairi.
Rádio Santa Cruz AM
Nenhum comentário:
Postar um comentário