CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sábado, 21 de dezembro de 2013

China na Lua: solo vermelho e as fotos das missões Apollo

Depois de pousar na Lua e enviar a primeira foto feita de sua superfície nos últimos 37 anos, a missão Chang´e 3 começou os trabalhos de sondagem. Algumas fotos do local de pouso também foram enviadas e mostram uma região desolada, nunca antes vista do solo.


O módulo Chang'e 3 atingiu a orbita lunar no dia 6 de dezembro de 2013 e no dia 14 pousou com sucesso na região de Mare Imbrium, a cerca de 40 km ao sul da cratera Laplace F, de 6 quilômetros de diâmetro. O local fica a cerca de 500 km daquele que havia sido previamente escolhido pelos chineses, a bacia Sinus Iridum.





Fotos das missões Apollo

Embora a nave chinesa tenha pousado na Lua e ser tecnicamente capaz de fotografar os instrumentos deixados lá pelas missões Apollo entre os anos de 1969 e 1972, a distância entre os locais é bastante grande e fora do raio de ação do jipe-robô Yutu. Para se ter uma ideia, o local onde está a Chang´e 3 fica 1600 km do nordeste do local de pouso da Apollo 11. A missão Apollo 15 é a mais próxima do robô chinês e mesmo assim está situada 750 km de distância na direção sudeste.



Sendo assim, não será possível registrar em fotos a presença dos jipes lunares ou a marca da bota de Neil Armstrong deixada na Lua.

Solo Vermelho
Quando a primeira foto registrada pela missão chinesa foi divulgada, o primeiro detalhe que chamou a atenção foi a coloração do regolito lunar, muito avermelhado e lembrando bastante alguns cenários de Marte ou o solo da Terra. Na realidade, a coloração da Lua é predominantemente acinzentada, embora algumas localidades apresentem algumas cores sutis. O efeito avermelhado revelado na primeira imagem da missão chinesa é devido à falta de calibragem do sensor da câmera, o que a grosso modo poderia ser comparado ao "ajuste de branco" nas máquinas fotográficas digitais convencionais. Feitas as correções, as fotos seguintes já mostravam o regolito lunar nos tradicionais tons cinza.


Observação da missão
Da mesma forma como fez com as missões Apollo, registrando os locais de pouso e parte dos equipamentos deixados na Lua, a sonda estadunidense Lunar Reconnaissance Orbiter, LRO, atualmente em orbita em torno do nosso satélite, também deverá imagear o local onde está operando a missão chinesa Chang´e 3. De acordo com a Nasa, a sonda deverá passar sobre a região nos dias 25 de dezembro de 2013, 22 de janeiro e 18 de fevereiro, quando serão feitas tentativas de fotografar os equipamentos chineses em operação. Aguarde! 

Fonte: Apollo11.com

Nenhum comentário: