CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




quinta-feira, 23 de julho de 2015

FACISA ganha dois programas de mestrado em saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ganha dois novos programas de pós-graduação: um mestrado profissional e um mestrado acadêmico na área da saúde.

A decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), tomada nesta quarta-feira, 21, em reunião na sala dos Colegiados, na Reitoria, campus central, vai favorecer uma população superior a meio milhão de habitantes das regiões do Trairi, Potengi e Seridó,

Os dois programas configuram a implantação da pós-graduação strito sensu na Facisa e estão alinhados à Política Nacional de Interiorização do Trabalho em Saúde e à Política Nacional de Saúde Funcional. Ambos serão ofertados em parceria com o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) e a V Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), que envolve cidades das três regiões.
Para a reitoria Angela Maria Paiva Cruz, o esforço institucional feito para a produção científica tem adequado as pesquisas desenvolvidas pela UFRN à realidade socioeconômica da região, além de ir além dos limites regionais e alcançar o cenário internacional. Enquanto no Brasil, a pós-graduação cresceu 11%, o sistema de pós-graduação da UFRN ultrapassou os 20% nos últimos anos.

Com a finalidade de suprir as necessidades profissionais nessa área da região e fixar os pesquisadores na localidade, o Mestrado Profissional em Ciências da Reabilitação começa com 10 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa, e funcionará vinculado à Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM).

Voltado para contribuir com a formação de docentes e a melhoria na qualidade do ensino de graduação na área, o Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva começa ofertando 26 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Epidemiologia e condições de vida e saúde da população, e Trabalho, educação e a produção social do processo saúde-doença.

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi desempenha um importante papel na formação em saúde na região, porque fortalece e capacita profissionais e os 101 servidores da própria Facisa e do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) que trabalham nessa área.

Até então, a FACISA oferta ensino de graduação em Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, e mantém preceptorias nas Residências Médicas e Multiprofissionais.

Nenhum comentário: