CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




domingo, 8 de abril de 2012

Papa, aparentando cansaço, pede paz na Síria durante mensagem de Páscoa

Bento XVI também apela para negociações entre Israel e Palestina

___________________________________________________________________________________


CIDADE DO VATICANO - Com aparência cansada, o Papa Bento XVI apoiou, em sua mensagem do Domingo de Páscoa, o plano das Nações Unidas para encerrar os conflitos sangrentos na Síria. Ele pediu “compromisso imediato” com os esforços de paz na região.
Bento XVI, de 84 anos, ofereceu uma bênção mais rápida que o habitual da sacada da Basílica de São Pedro, para uma multidão estimada em 100 mil pessoas na Praça de São Pedro, decorada com flores brancas e amarelas.
- Que a ressurreição de Cristo dê esperança ao Oriente Médio e permita a todos os grupos religiosos, étnicos e culturais dessa região trabalhar juntos para avançar no bem comum e no respeito aos direitos humanos. Particularmente na Síria, que termine o banho de sangue e se produza um compromisso imediato no caminho do respeito, do diálogo e da reconciliação, como pediu a comunidade internacional - afirmou o Papa.
Não houve explicação oficial sobre por que o discurso “Urbi et Orbi” (“Para a cidade e para o mundo”) foi mais curto que nos anos anteriores. Mas o Papa, que completa 85 anos no próximo dia 16 e tem aparecido mais frágil recentemente, aparentava cansaço na missa deste domingo.
O Domingo de Páscoa, o dia mais importante do calendário litúrgico cristão, somou-se a um período de intensa atividade para o Papa, incluindo uma viagem para o México e Cuba no mês passado e cinco serviços religiosos na última semana.
Enquanto Bento XVI falava em Roma, as tropas sírias atacavam zonas da oposição, segundo ativistas, causando a morte de 74 civis, em uma ofensiva que enviou milhares de refugiados para a Turquia antes da trégua prevista para a próxima semana, sob o plano de paz da ONU.
O plano de paz formulado pelo enviado da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, pede uma trégua para quinta-feira se as forças do governo sírio começarem a se retirar dos centros urbanos 48 horas antes. Cada lado acusa o outro de intensificar os ataques antes do cessar-fogo.
- Que os muitos refugiados desse país que precisam de ajuda humanitária encontrem a aceitação e a solidariedade capazes de aliviar seus terríveis sofrimentos - disse Bento XVI.
O Papa pediu ainda “estabilidade e desenvolvimento” no Iraque, exortou israelenses e palestinos a “corajosamente retomar o processo de paz” e condenou os recentes “ataques terroristas selvagens” contra igrejas cristãs na Nigéria.
Ao mesmo tempo em que Bento XVI celebrava a missa, o Vaticano anunciou que o Papa visitará o Líbano entre 14 e 16 de setembro para divulgar os resultados do sínodo de bispos sobre o Oriente Médio em 2010.
No fim da mensagem, Bento XVI desejou Feliz Páscoa em 65 línguas, incluindo árabe, hebraico e outros idiomas falados em áreas mencionadas nos apelos de paz.
O Papa começou as celebrações de Páscoa no sábado à noite, quando disse que o progresso tecnológico, na ausência da consciência de Deus e dos valores morais, representava uma ameaça para o mundo.

Fote: http://oglobo.globo.com

Atualizado em 08/04/2012
por Tiago Lima  às 12:34
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: