CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




quinta-feira, 26 de abril de 2012

Conheça um pouco da historia do SITIO BONSUCESSO

CULTURA, COSTUMES


Desde muito tempo atrás, e eu nem arriscaria dizer que desde mesmo nossas origens, somos vítimas de PRECONCEITO, pela forma com a qual nos comportamos, relacionamos e falamos. Só porque falamos rápido, um pouquinho alto e (ás vezes) somos desengonçados,  merecemos ser xingados e rotulados como "doidos"? Acho que não. O pré-conceito, como o nome mesmo já diz, é uma idéia pré-concebida sobre algo desconhecido, ter preconceito com a cultura e valores de certo grupo social é acreditar nos mitos que os envolve.
Somos assim "dessa maneira" por questões culturais. Fomos criados da maneira como nossos pais foram e vamos criar nossos filhos assim como fomos criados e assim por diante, procurando claro dá uma boa educação aos nossos filhos, o que antes nem era tão acessível assim, como é hoje em dia.
 Para vocês, leitores, entenderem um pouco da nossa estória irei falar-lhes sobre nossas origens e  costumes do nosso povo. Diante alguns relatos dos moradores mais antigos aqui da comunidade, por volta do século XVIII chegou por aqui em Bonsucesso alguns imigrantes europeus (que ironia não? um dos povos mais civilizados do planeta!) enfim, continuando... Não se sabe ao certo os motivos pelos quais vieram por essas bandas, nem em quantos eram. O que se sabe é que os mesmos fixaram residência por aqui, formaram famílias e a partir daí iniciou-se um pequeno povoadozinho.
As famílias viviam da agricultura e também do algodão (grande fonte de economia, na época).Eles não aceitavam de maneira alguma forasteiros por essas terras, e assim arranjavam casamentos para seus filhos por ali mesmo com pessoas da própria comunidade. Daí nosso costume de até os dias atuais nos casarmos e formarmos família por aqui mesmo. Por isso dos comentários que somos "doidos" por nos casarmos com pessoas do mesmo sangue,essa questão de casar com pessoas do mesmo sangue é de caráter científico, envolve outros assuntos, não vou fugir da questão em debate no momento. (CULTURA, COSTUMES)
Fato é que, herdamos sim, dos nossos antepassados essa cultura de nos casarmos por aqui mesmo, mas isso não nos intitula nem dá o direito de ninguém nos rotular "doidos".
Resolvi falar sobre, por que apareceu na mídia a pouco tempo atrás um assunto que pouco se ouvia falar antigamente: o "bullying", umas das formas de violência que mais cresce no mundo. E relato aqui por experiência própria que quando criança, fui vítima de bullying  e presencio quase que diariamente nossas crianças sendo vitimas e sendo chamadas de "doidas" por colegas de classe. E digo mais, não generalizando, mas alguns professores se calam diante dessas atitudes absurdas e já ouvi quando criança, um dos professores falarem baixinho ao colega de profissão diante de uma situação, que a criança só teria reagido daquela maneira por ser lá do "Bonsucesso".
Questões culturais, interpretadas como insanidade mental... Até quando isso vai durar? Enquanto isso fica nossas crianças aqui sendo vitimas dessas agressões verbais chegando a afetar o estado emocional fazendo com que muitas vezes eles optem por soluções não muito saudáveis.
Ta na hora de MUDAR SEUS CONCEITOS! SER DIFERENTE  TAMBÉM É CULTURAL!

P.s (Somos em maior parte "galegos" por nossa origem européia)
Fonte: http://bonsucessoemdestaque.blogspot.com.br/
------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: