A estatal paranaense Copel iniciou sexta-feira, 4, a operação comercial do parque eólico Asa Branca 3, no município de Parazinho (RN). O complexo tem 27 MW de potência instalada e é o nono projeto eólico da Copel a entrar em operação. Os nove parques têm capacidade instalada de 223,6 MW.
A empresa planeja iniciar as operações de um novo parque, o Asa Branca 2, até o final deste mês. O empreendimento, que será o décimo parque eólico da estatal, também será instalado em Parazinho e terá potência instalada dos mesmos 27 MW.
O Rio Grande do Norte receberá cinco complexos da Copel, com um total de 28 parques eólicos em operação até 2019. A capacidade instalada consolidada será de 663,6 MW, volume suficiente para abastecer dois milhões de residências. Até o final deste ano a Companhia deve concluir 15 parques, com um total de 331,6 MW de potência.
Além dos projetos no Rio Grande do Norte, a estatal ainda possui dois parques em carteira.
Serviços
Também no Rio Grande do Norte, a Acciona Windpower, filial do grupo Acciona dedicada ao desenho e fabricação de aerogeradores, anunciou esta semana que criou um Centro de Serviços Eólicos, na cidade de Mossoró (RN), para atender os parques situados na região Nordeste do Brasil, onde a companhia tem contratos firmados para o fornecimento de 264 turbinas, que somam, até o momento, um total de 792 megawatts (MW) de potência.
O centro tem, entre suas funções, a de controle remoto dos parques eólicos. Inicialmente, contará com 12 funcionários, com previsão de duplicar este quadro dentro de dois anos, quando entram em operação todos os parques eólicos já contratados. O Nordeste concentra 71% dos contratos de fornecimento de turbinas da Acciona no País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário