CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sábado, 19 de setembro de 2015

Passar muito tempo sentado faz mal à saúde

Fotos: Divulgação
Mais do que problemas na coluna, passar grande parte do seu tempo sentado pode ser nocivo à saúde, é o que aponta estudos realizados pela Archives of Internal Medicine.

As pesquisas mostram que os riscos de morrer de quem fica mais de 11 horas diárias sentado, trabalhando ou assistindo TV, são maiores. E embora tenha como base indivíduos acima dos 45 anos, os jovens não estariam livres.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, Estados Unidos, realizou pesquisa semelhante com pessoas que passam, em média, cinco horas sentadas ou deitadas.

Na ocasião, os indivíduos apresentaram indícios de problemas cardíacos, aumento nos níveis de colesterol, quadro de hipertensão e resistência à insulina, que está ligada à diabetes.


Especialistas explicam que isso ocorre porque o nosso corpo não foi projetado para permanecer por horas seguidas na mesma posição. Além disso, as mudanças no estilo de vida e nas funções de trabalho não são compatíveis com o desenho do corpo humano.

Então, passado algumas horas sentado, quando nos ajeitamos na cadeira ocorre uma série de processos negativos em nosso corpo, resultando em malefícios à saúde.

Por exemplo, a atividade elétrica dos músculos da perna é cessada, a queima de calorias recua e a quantidade de enzimas que favorece a quebra de gordura é reduzida em 90%. Além disso, após duas horas na mesma posição, o bom colesterol diminui 20%.


Por fim, se não bastasse todos esses problemas, a realização de atividades físicas não é suficiente para amenizar seus efeitos, se fazendo necessária a redução do período em que permanecemos sentados.

Nenhum comentário: