CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 19 de novembro de 2013

Santa Cruz /RN: Agentes de Endemias participam de curso básico sobre Doença de Chagas

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Vigilância Ambiental e em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), está promovendo um curso básico sobre a Doença de Chagas, destinado aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.

A capacitação está sendo ministrada pela professora Maria Cecília e acontece em dois momentos. Na manhã desta segunda-feira (18), no anfiteatro da FACISA, os agentes receberam orientações sobre epidemiologia da doença no Brasil e no Rio Grande do Norte, o ciclo da doença, transmissão, as fases agudas e crônicas, métodos de controle e características do vetor.

Aos Agentes de Combate às Endemias foi ressaltada a importância do Programa de Controle da Doença de Chagas no município, já que Santa Cruz é área de alto risco para a doença.

O segundo momento está marcado para a próxima segunda-feira (25) com uma aula prática no laboratório da FACISA/UFRN, onde serão apresentandas as diferentes características do Barbeiro, como as cinco fases das ninfas até chegar à fase adulta. Além disso, será mostrado na prática como se faz o exame para identificar o Tripanosoma cruzi no Barbeiro, através das fezes.

Doença de Chagas

Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados recentes, esse inseto de hábitos noturnos vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos de árvores e embaixo de pedras.

Como não existe vacina para a doença de Chagas, os cuidados devem ser redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe. Eliminar o inseto transmissor da doença ou mantê-lo afastado do convívio humano é a única forma de erradicar a doença de Chagas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

PUBLICIDADE
 

Nenhum comentário: