CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




segunda-feira, 15 de abril de 2013

Paróquia de Sant’Ana de Caicó completa 265 anos de fundação



A Paróquia de Sant’Ana de Caicó, criada em 15 de abril de 1748 por ato do visitador Manoel Machado Freire, em cumprimento ao decreto de 20 de fevereiro de 1747, de dom Frei Luis de Santa Tereza, sétimo bispo de Olinda/PB, completa hoje 265 anos de fundação.

Desmembrou-se da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, do Piancó, em Pombal na Paraíba. Teve início com uma Capela de Sant’Ana, construída por Manoel de Souza Forte, no Sítio Penedo, por volta de 1700.

Provavelmente pertencia inicialmente à Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, da cidade do Natal, única existente na época em todo o Rio Grande do Norte.

Passando posteriormente a pertencer à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, do Piancó em Pombal/PB, quando a mesma foi criada em 1731. Essa Capela primitiva deixou de existir há mais de um século e meio. A Igreja Matriz e atual Catedral de Sant’Ana é a segunda igreja.

Sua construção foi iniciada simbolicamente aos 16 de julho de 1748, quando foi instalada a Paróquia de Sant’Ana. Seu Benfeitor foi Manoel Fernandes Jorge, sendo seu primeiro vigário padre Francisco Alves Maia.



Fonte:  robsonpiresxerife.com
publicidade

Nenhum comentário: