CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Lula é eleito presidente do Brasil na eleição mais polarizada da história



Após a disputa mais acirrada desde a redemocratização e uma campanha turbulenta, marcada por uma guerra suja nas redes sociais e episódios de violência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República neste domingo (30), ao derrotar Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição.

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela altura, o petista tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado pelo atual presidente. Essa é a menor diferença percentual a favor do ganhador desde a eleição de 1989.

Torneiro mecânico, líder sindical e membro fundador do PT, Lula é o primeiro ex-presidente a voltar ao cargo (relembre a trajetória). Ele governou por dois mandatos, entre 2003 a 2010 – o terceiro começa em 1º de janeiro de 2023. Depois que deixou o Planalto, foi sucedido por Dilma Rousseff (PT), que esteve à frente do Executivo entre 2011 e 2016, quando sofreou impeachment.

Desta vez, o petista terá quatro dias a mais para governar o país – uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.

Após a confirmação do resultado neste domingo, Lula foi comemorar com aliados e simpatizantes na Avenida Paulista, em São Paulo.

Com informações do G1





Publicidade SÓ PIZZAS MINI

 


Nenhum comentário: