CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 1 de março de 2022

OITICICAS CENTENÁRIAS DO SERTÃO DE SANTA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE

Entrevistada: Professora Cleudia Bezerra Pacheco, Diretora do Museu Auta Pinheiro Bezerra
Idade estimada da árvore:150 anos




A Oiticica é considerada uma das árvores mais importantes do nordeste brasileiro. De seus frutos é extraído um óleo, utilizado em aviões e cosméticos, suas folhas ásperas servem para lixar qualquer objeto e possui madeira muito resistente. Explica a Profa. Cleudia, Diretora do Museu Auta Pinheiro Bezerra, onde estão localizadas as personagens desta história.

Além disso, nos períodos de seca, estas árvores de copa larga, mantêm-se verdes e fornecem sombra ao homem e alimento para os animais.

Para a Profa. Cleudia, essas árvores têm ainda um grande significado histórico, como narra:

“Meus avós valorizavam a Oiticica e cuidavam de cada uma que nascia, não deixava arrancar e mantinha sempre limpas, cultivadas. Os trabalhadores rurais buscavam abrigo na sua sombra para fazerem suas refeições.”

Em uma das árvores funciona um altar de três santos: Santa Rita, São Francisco e Nsa. Sra. do Rosário. O local é chamado o cantinho de Santa Rita, e é muito visitado pelos turistas. Estes foram escolhidos pela professora Cleudia, por que sua mãe era devota destes santos e ela costumava comemorar o dia de cada um com procissão e fogos de artifício.

A Oiticica dentre outras árvores, faz parte de um projeto do Museu Auta: A Voz da Caatinga, que tem o objetivo de divulgar a biodiversidade desta região e incentivar sua preservação. É, por ali deve haver muitas outras árvores com histórias pra contar!

Fazenda Boa Hora, Santa Cruz, Rio Grande do Norte

Data da entrevista: 23 de fevereiro de 2022.

OITICICAS CENTENÁRIAS DO SERTÃO DE SANTA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE


Nenhum comentário: