CASA DOS CICLISTAS

VINTZ SANTA CRUZ/RN

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

CURTA NO FACEBOOK!




quarta-feira, 2 de março de 2022

JUAZEIRO da FAZENDA BOA HORA - Santa Cruz, Rio Grande do Norte




Entrevistada: Professora Cleudia Bezerra Pacheco, Diretora do Museu Auta Pinheiro Bezerra
Idade estimada da árvore: 150 anos
Na Fazenda Boa Hora, localizada no Planalto do Borborema, na Serra mais alta do Rio Grande do Norte, a história de uma família materializou-se num museu. Essas foram terras dos avós da Professora Cleudia, que foram passadas para seus pais e, agora, juntamente com seus três irmãos, herdaram a fazenda.
O museu foi idealizado pela professora, a antiga casa da fazenda foi então restaurada para receber o acervo e, em homenagem a sua mãe, que admirava muito por ser uma mulher rural, muito inteligente, fora de época – conforme explica - nomeou-o “Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra”.
Além do atrativo histórico, na região há trilhas pela mata para se percorrer, e as árvores são uma atração à parte. Conforme relata a professora, há 30 árvores preservadas no local.
Uma delas é o Juazeiro, e há dois grandes e centenários, no pátio do museu. A professora Cleudia conta que esta árvore é muito especial, pois esta é a única que não seca na seca, continua verde, e dá duas safras por ano de frutos amarelinhos, bem doces, que os animais comem.
Ela lembra que, na sua época, sua mãe usava a casca do Juazeiro como xampu, pois fazia espuma. A mãe tirava a casca, raspava e tomar um banho de casca de Juazeiro era uma festa!
Data da entrevista: 18 de dezembro de 2021.


Nenhum comentário: