CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Data de hoje define o último palíndromo da década: 22/02/2022



Palíndromo — Foto: Editoria de Arte / RPC TVA data de hoje define o último palíndromo da década do formato adotado no Brasil: dia, mês, ano. Isso quer dizer que quando olharmos individualmente para os algarismos que marcam esta terça-feira num calendário gregoriano, poderemos ler a data de trás pra frente e de frente para trás da mesma forma: 2 2 0 2 2 0 2 2.

O último evento do tipo aconteceu no dia 2 de fevereiro de 2020. O próximo só na outra década, no dia 3 de fevereiro de 2030 (03022030).

Origem do nome

O termo palíndromo vem do grego: palin (de novo, com repetição, em sentido inverso) + dromo (caminho, curso, pista), explica o professor Sérgio Nogueira.

Alguns dicionários, como o Houaiss, consideram que a palvra diz respeito somente a uma “frase ou palavra que se pode ler, indiferentemente, da esquerda para direita ou vice-versa”.

Nesse caso, temos como exemplo na língua portuguesa as seguintes palavras e expressões: osso, Jesus, SUS, Mussum, Ana, radar, Roma é amor, socorram-me subi no ônibus em Marrocos, entre diversas outras.

Para algarismos que podem ser lidos na ordem direta ou inversa, o Houaiss adota outro termo: capicua.







Nenhum comentário: