CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 2 de julho de 2019

3º no país: RN alcança potência de 20 MW com energia solar


A matriz de energia solar no Rio Grande do Norte continua em processo de expansão. Em junho, o número de unidades com painéis fotovoltaicos operacionais de potência de até 5MW – a chamada micro e minigeração distribuída – chegou a 1.349 projetos instalados, o que corresponde a uma potência total instalada e integrada à rede de distribuição da ordem de 20MW, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse desempenho posiciona o Rio Grande do Norte como o terceiro estado do Nordeste com maior potência instalada. No ranking da geração, o Ceará continua liderando a geração solar distribuída na região com uma potência instalada superior a 40,3 MW e Pernambuco aparece logo em seguida com 26,5 MW. Até maio, a Paraíba ocupava a terceira posição no potencial gerador de energia solar, mas o aumento no número de instalações solares fez o Rio Grande do Norte ocupar tal posição e o estado vizinho caiu para a quarta posição na região com uma potência de 19 MW. A Bahia vem depois com uma potência instalada de 14,7 MW.

O aumento de unidade geradoras no Rio Grande do Norte se deve à entrada no mercado de mais empresas integradoras, como são chamadas as companhias que atuam nessa cadeia produtiva desde a instalação até a manutenção dos equipamentos, e também a iniciativas, como o RN Solar, um programa do Sebrae no Rio Grande do Norte que visa estimular e expandir a utilização de energia fotovoltaica entre pequenos negócios. O programa atua em duas frentes, qualificando os fornecedores da cadeia produtiva com capacitações nas áreas de gestão, marketing e tecnologia, e na outra frente, divulgando as vantagens desse tipo de geração para micro e pequenas empresas.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a fonte fotovoltaica tem um potencial técnico em território nacional de mais de 28.500 Giga Watt pico (GWp) em aplicações de geração centralizada, e 164,1 GWp em aplicações de geração distribuída.

Por Agência Sebrae

Nenhum comentário: