CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Site Mega Filmes HD sai do ar após ação da PF. Petição pede libertação dos fundadores

Mega Filmes HD, cujo acervo tinha 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows pirateados.

Após a operação da Polícia Federal que prendeu os dois responsáveis pelo portal Mega Filmes HD, a página foi desativada nesta quinta-feira (19) por meio de ordem judicial. O site oferecia um acervo de 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows pirateados, e era tido como o maior da América Latina, com lucros estimados em R$ 70 mil.

Batizada de Barba Negra, a operação da PF cumpriu dois mandados de prisão temporária. Outras cinco pessoas foram ouvidas pela PF. Também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.

A pedido da polícia, foram bloqueadas as contas bancárias dos sete suspeitos de gerenciar o site. Além duas prisões já realizadas, as outras cinco pessoas poderão ser detidas se condenadas ao final do processo ou se adotarem alguma conduta com o fim de prejudicar a investigação.

Os investigados são suspeitos da prática de crimes de constituição de organização criminosa (artigo 2º da Lei 12.850/13), com pena de três a oito anos de prisão mais multa estipulada pelo juiz; e de violação de direitos autorais (artigo 184, §3º, do Código Penal), com pena de dois a quatro anos de prisão mais multas.

Segundo o delegado Valdemar Latance Neto, da PF de Sorocaba (SP), a investigação é centrada apenas no Mega Filmes HD, cujos responsáveis agiam na cidade. "Uma associação que representa produtoras pediu a instauração do inquérito policial", disse o delegado, sem citar o nome da entidade.

O delegado esclarece que usuários do site não poderão ser incluídos como suspeitos da operação, que só busca os envolvidos na distribuição do conteúdo.

Estima-se que o Mega Filmes HD tenha recebido 60 milhões de visitas por mês no primeiro semestre de 2015, das quais 85% eram de brasileiros e 15% de países como Portugal e Japão. Somente em uma rede social, o portal tinha mais de 4,5 milhões de seguidores. O grupo cobrava pela publicidade exibida em seu site, de onde obtinha sua renda.

Reação na webA operação contra o Mega Filmes HD sensibilizou um grupo de internautas ligados ao Partido Pirata Brasil, que resolveu abrir uma petição online para que os donos do site sejam libertados. O argumento da petição é que o site realizava "a verdadeira democratização da cultura".

"O Cunha tá solto, a Samarco de boas e a PF se preocupando em acabar com a diversão das pessoas? Não é desta forma que se combate a pirataria: não adianta prender administradores do Mega Filmes HD e nem dos outros milhares de sites iguais. Muito menos prender os milhões de usuários destes sites! (...) A prisão e o encarceramento são totalmente desproporcionais ao delito de 'violação de direitos autorais'", diz o texto.

A petição já ultrapassou as 7.500 assinaturas esperadas. Nas redes sociais, internautas também comentaram e fizeram piada com o caso.


Publicidade>>>



Nenhum comentário: