CASA DOS CICLISTAS

VINTZ SANTA CRUZ/RN

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

CURTA NO FACEBOOK!




sexta-feira, 20 de maio de 2022

Cuidado! Golpistas mandam SMS com ofertas falsas de emprego para roubar dados



Golpistas estão enviando mensagens de texto para o celular usando o nome de empresas conhecidas, prometendo pagamentos altos, trabalho de casa e em meio período. O SMS é um chamariz para roubar dados e tirar dinheiro das vítimas. O Bom Dia Brasil traz alertas de especialistas em segurança da informação e recursos humanos.

O monitoramento feito pela PSafe mostra que a cada dia os criminosos disparam até 3 mil tentativas de golpes no país. De janeiro até abril desse ano, foram compartilhadas mais de 220 mil mensagens com vagas falsas de emprego.

O Bom Dia Brasil respondeu a uma proposta. Com a foto de uma jovem, o golpista diz ser de um shopping, que está contratando para tempo parcial, on-line, com uma renda de até R$ 5 mil por dia. Em seguida envia um link para cadastro de dados e ainda pede o pagamento de um valor de R$ 20, em troca de futuras "comissões". "Vou pensar", diz o produtor.

Segundo José Antônio Milagre, advogado especializado em Crimes Cibernéticos, com os dados informados pela vítima o bandido abre contas em bancos e aplica outros golpes. "Não clique nesses links, essas vagas não vão chegar por WhatsApp, muito menos por SMS", alerta o advogado.

Tatiane Souza, consultora de RH, alerta: "É ilegal qualquer tipo de cobrança de taxa para participação de processo seletivo".

A crise econômica, agravada pela pandemia, ajuda a fisgar as vítimas. E a melhor defesa contra os golpes ainda é se precaver.

"Os criminosos se valem justamente dessas pessoas mais frágeis para conseguir obter a vantagem indevida", diz Alexandre Protopsaltis, delegado de Crimes Digitais.

Via g1




Nenhum comentário: