CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




segunda-feira, 29 de junho de 2020

Para 66% dos natalenses, comércio deve reabrir, aponta Instituto



A maioria dos natalenses apoia a retomada das atividades econômicas, mesmo com a pandemia do novo coronavírus ainda fora de controle. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Exatus encomendada pelo Jornal Agora RN e pela Rádio Agora FM (97,9). Segundo o levantamento, 66% dos entrevistados concorda com a reabertura do comércio na capital potiguar, mesmo que de forma gradual.

Desde o dia 21 de março, como medida para evitar a proliferação do novo coronavírus, o Governo do Rio Grande do Norte proíbe o funcionamento de diversos segmentos econômicos. Desde então, por decreto, a gestão estadual só autoriza o funcionamento dos estabelecimentos considerados “essenciais”, como farmácias e supermercados. Outros setores, como o de restaurantes, só podem abrir para delivery ou para que clientes façam retiradas.

O atual decreto de isolamento social vale até esta terça-feira (30). Ele estabelece o fechamento do comércio enquanto a pandemia não for controlada. No último dia 19, o Governo do RN publicou uma portaria que estabelece três fases para a reabertura, mas a liberação é condicionada a uma redução na ocupação de leitos por pacientes com Covid-19 para, no máximo, 70% – o que ainda não aconteceu.

Apesar disso, o setor produtivo espera uma flexibilização das normas a partir de quarta-feira (1º). Entidades empresariais afirmam que a situação atual pode levar ao colapso de vários setores, com demissões em massa e fechamento de empresas por falta de faturamento.

Segundo a pesquisa Exatus/Agora RN/97 FM, 31,3% dos natalenses concordam com a reabertura do comércio e 34,7% “concordam parcialmente”. Outros 33% não concordam com a liberação das atividades econômicas e 1% não soube ou não quis responder à pesquisa.

Apesar do apoio à reabertura do comércio, que pode estimular aglomerações, a maioria dos entrevistados concorda com a opinião de especialistas de que o isolamento social é a estratégia mais eficaz para conter o avanço da Covid-19. De acordo com o Instituto Exatus, 69,8% concordam integralmente com a estratégia e 19,6% concordam parcialmente. 10% disseram discordar e 0,6% não soube ou não quis responder.

O levantamento Exatus/Agora RN/97 FM ouviu 1 mil pessoas em Natal entre os dias 19 e 21 de junho e tem margem de erro de 3,1% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.




IDEAL REFRIGERAÇÃO AUTOMOTIVA: AGORA EM NOVO ENDEREÇO

Rua: Cel. Ivo Furtado - Centro, Santa Cruz/RN
Próximo ao BR EXPRESS

Nenhum comentário: