CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




quarta-feira, 20 de maio de 2015

Flor mata mosquito da dengue

Foto: Murall
A cidade de Itajaí, no Vale, em Santa Catarina, começou a cultivar uma planta que pode ajudar a combater o mosquito transmissor da dengue.

A planta, chamada de crotalária, atrai a libélula, que é predadora natural do Aedes aegypti e mata o mosquito.

Há pouco mais de um mês, o viveiro Fazenda Nativa começou a cultivar a flor.
Qualquer pessoa pode retirar mudas e plantar em casa.

Como?
As libélulas predadoras atraídas pela flor depositam ovos nos mesmos locais onde o mosquito da dengue se reproduz – qualquer lugar onde haja um eventual acúmulo de água. “As larvas da libélula vão se alimentar das larvas do mosquito”, explica a coordenadora do Instituto Brasil Ambiental (Ibra), Lucimara Gruzati.

A plantação
As mudas podem ser semeadas em vasos e até mesmo em saquinhos plásticos.
“Não precisa enterrar muito, uma leve pressão já é suficiente”, explica o monitor ambiental José Roberto Fernandes.

Ele diz que as flores também podem ser semeadas diretamente no solo – é possível jogá-las em um terreno baldio, por exemplo. As sementes germinam rápido – em cerca de 90 dias, as plantas começam a florescer.

O protético Daniel Custódio Pereira aprovou a iniciativa, que ainda não tem comprovação científica, mas tem tido bons resultados nas cidades onde é aplicada.

“Tenho duas crianças em casa e me preocupo que elas venham a pegar a doença. Por isso estou sempre cuidando para que não aconteça nada”, disse ele, que levou mudas de crotalária para a casa.

Desde o início do ano, a cidade de Itajaí teve mais de 1.400 casos confirmados da doença com transmissão local, segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive). 
 

Nenhum comentário: