CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 13 de novembro de 2012

Nova Floresta: Emater supervisiona produção de orgânicos

A aplicação correta do crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) por agricultores familiares tem apresentado resultados positivos com assistência técnica da Emater Paraíba. Um exemplo de sucesso é o agricultor Antônio Ambrósio Dantas, do Sítio Estrondo, em Nova Floresta, no Curimataú paraibano, que de forma ordenada produz 27 variedades de hortaliças orgânicas utilizando irrigação por microaspersão, garantindo excelentes produtos.


O agricultor iniciou o projeto há quatro anos, em uma área de 20 metros quadrados, produzindo alface e coentro. Ele adquiriu um hectare de terra e obteve outros financiamentos do Pronaf, ampliando a produção que hoje é comercializada nas feiras das cidades de Nova Floresta, Cuité e Picuí, na Paraíba, e nos municípios de Jaçanã e Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Também montou um posto de comercialização ao lado de sua residência onde atende aos consumidores.

Para não faltar produção no período de estiagem, o produtor utiliza água de um poço amazonas. Atualmente, outro poço está em fase de construção para armazenar a água que será utilizada na irrigação econômica. Tudo é feito seguindo a orientação técnica da Emater de convivência com a estiagem.

Ele denominou seu projeto de “Canteiro Cheiro Verde”, marca que já se tornou bastante conhecida na região. “Sem as orientações dos extensionistas da Emater, a gente não teria alcançado todo esse progresso”, afirmou. Dos oito filhos, quatro já concluíram curso superior e técnico agrícola, graças à produção de hortaliças.

Devido ao período de estiagem e para economizar água na irrigação, a produção de verduras está em torno de 600 quilos mensais. Todo o trabalho é acompanhado, desde os primeiros momentos, pelos extensionistas Audivan Azevedo da Silva e Rui Medeiros, da Emater em Nova Floresta, região administrativa de Picuí.




Atualizado em 13/11/2012 por Tiago Lima às 19:30
Fonte:ascom


Nenhum comentário: