CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sexta-feira, 27 de março de 2015

Tirando fino: Asteroide gigantesco passará próximo da Terra nessa sexta-feira (27)

Nessa sexta-feira, dia 27 de março de 2015, um asteroide com tamanho significativo passará próximo da Terra, porém a uma distância segura de acordo com a NASA. Outro asteroide de grandes proporções, chamado de 2004 BL86, com cerca de 700 metros, passou próximo da Terra no dia 26 de janeiro desse ano, a uma distância de cerca de 1,3 milhão de quilômetros (cerca de 3 vezes a distância entre a Terra e a Lua).

Mas dessa vez, o asteroide que passará pelas redondezas do nosso planeta será um pouco maior, e tem cerca de 740 metros (quase 1 km de diâmetro). Ele atingirá seu ponto mais próximo com a Terra nessa sexta-feira, dia 27 de março, quando passará a uma distância aproximada de 11 vezes a distância entre a Terra e a Lua, de acordo com o programa NEO (Near Earth Objetcs / Objetos Próximos da Terra) da NASA. O asteroide intitulado 2014 YB35 viaja a uma velocidade média de 37 mil quilômetros por hora, ou cerca de 10,6 km por segundo, e vai passar a 4,4 milhões de quilômetros da Terra. Apesar de ser uma distância grande, em termos astronômicos isso é um encontro e tanto, ainda mais se considerarmos o tamanho dessa grande rocha espacial.

O asteroide 2014 YB35 foi descoberto em dezembro de 2014, e deve passar por aqui novamente em 2033, a uma distância menor, de aproximadamente 3, 3 milhões de quilômetros do nosso planeta. Apesar de ser considerado um PHA (Asteroide Potencialmente Perigoso), ele não representa uma ameaça para a Terra. De acordo com dados da NASA e do NEO, existem cerca de 1.500 asteroides nessa mesma classificação. *Clube de Astronomia 
 

Nenhum comentário: