CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 31 de março de 2015

Estado vai implantar sistema para auxílio no controle da Dengue

Acontece amanhã (1), o primeiro Fórum Estadual da Dengue com o tema: prevenção e controle da dengue e inovação tecnológica. O Fórum acontece das 8h às 13h no Hotel Praia Mar, e conta com a presença dos 167 gestores municipais de saúde, o secretário estadual de saúde, Ricardo Lagreca, representantes da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Conselho Estadual de Saúde (CES), Regionais de Saúde (URSAP) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).

O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e tem o objetivo de consolidar a parceria inédita com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN. A intenção do convênio é melhorar monitoramento dos focos do mosquito Aedes aegypti utilizando o sistema online Observatório da Dengue, através de um dispositivo móvel. Na ocasião, os 167 secretários municipais de saúde irão assinar um termo de uso do sistema. O sistema permite o registro de todas as informações sobre a visita do agente de endemias, permitindo o mapeamento dessas informações em tempo real. O Observatório monta uma base de dados, proporcionando a secretaria de saúde o conhecimento dos casos de foco do mosquito com maior precisão, evitando surtos de dengue e da febre chikungunya.

A população também poderá contribuir por meio do software, basta acessar o sitewww.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue, se registrar utilizando uma conta de e-mail e então informar um foco ou um caso de dengue/febre chikungunya. O registro por e-mail é uma forma de autenticação e servirá para coibir a disseminação de informações falsas. Com a ferramenta, as secretarias de saúde poderão acionar os agentes de endemias que irão ao local fazer uma visita técnica para tratamento e controle do mosquito. 
 

Nenhum comentário: