CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Saúde: Dormir mal pode ser sinal de Alzheimer

É uma descoberta científica que poderá levar à detecção e tratamento do Alzheimer numa fase ainda precoce da doença. 


Dificuldades persistentes em dormir podem ser um sinal de Alzheimer, numa fase ainda precoce da doença, segundo um estudo da Washinton University divulgado na revista "Science Translational Medicine ".
O estudo foi realizado com ratos, mas espera-se que a descoberta venha a permitir a detecção do Alzheimer nos humanos numa fase crucial para o tratamento, em que estão ainda longe os outros sintomas como a perda de memória ou clareza de raciocínio, mas na qual a doença já estará a causar danos no cérebro dificilmente tratáveis ou mesmo irreversíveis.
A descoberta está relacionada com os níveis da proteína amyloid beta no cérebro. Tanto nos ratos como nos humanos, os níveis desta proteína aumentam e diminuem ao longo do dia.
Formação de placas no cérebro

A doença de Alzheimer leva, contudo, a uma alteração destes ciclos diários e que placas formadas pela proteína surjam no cérebro, gerando distúrbios persistentes do sono, segundo concluiu o estudo cientifico.
O estudo verificou que os ratos, que durante a noite dormiam cerca de 40 minutos por hora, passaram a fazê-lo apenas durante 30 minutos assim que as placas começaram a formar-se.
A descoberta abre campo para novas investigações que se espera poderem conduzir à detecção do Alzheimer numa fase precoce e crucial para o tratamento, mas resta ainda verificar se o padrão observado em ratos ocorre também nos humanos e que tipo de perturbações persistentes no sono produzirá, se a redução do tempo do sono, dificuldades em adormecer ou mesmo outro tipo de perturbações.


Fonte: http://expresso]


Nenhum comentário: