CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sábado, 25 de maio de 2013

Bancos são multados em R$ 4 milhões por demora na fila

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor do Paraná - Procon/PR - multou na quinta-feira seis bancos diferentes, no total de R$ 4 milhões, por reclamações de usuários sobre a demora no atendimento. De acordo com o órgão, consumidores que se sentem prejudicados com as filas nos bancos têm procurado o Procon-PR para formalizar as queixas. Em alguns casos registrados pelo Procon/PR, a demora chegou a uma hora na fila.

A multa de R$ 4.033.929,60 foi aplicada aos bancos Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC. O Procon/PR emitiu a multa com base no não cumprimento da lei estadual 13.400/01, que estabelece o tempo de 20 minutos como o limite para a espera por atendimento em filas dentro das instituições bancárias. O órgão de defesa do consumidor explicou que a conduta dos bancos quanto à demora no atendimento não atende ao que está determinado na lei estadual e no Código de Defesa do Consumidor.



O HSBC informou, por meio de assessoria de imprensa, que gerencia constantemente o movimento das agências e que este caso será avaliado para o aprimoramento do atendimento aos consumidores, clientes e usuários. O banco ressalta que oferece outros canais para realizar serviços financeiros, com horário estendido, como os caixas eletrônicos, Internet Banking e Meu HSBC Celular.





publicidade

O Santander, também por meio de assessoria de imprensa, comunicou que até o momento desconhece a autuação do Procon/PR. O banco reitera que trabalha constantemente para o aperfeiçoamento e capacitação de suas equipes para a adequação à legislação vigente. Já o Bradesco informou que já realizou ajustes para garantir a celeridade no atendimento aos clientes e usuários de seus serviços, segundo comunicado enviado na manhã desta sexta-feira.

A Caixa Econômica Federal, por meio de nota, afirmou que até o momento não foi notificada oficialmente pelo Procon em Curitiba e Região Metropolitana. O banco salientou que a legislação estadual determina atendimento em até 20 minutos em dias normais ou em até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados.

A Caixa pondera que, por ter uma atuação voltada ao social, recebe nas agências grandes contingentes de pessoas em busca de informações ou benefícios, como PIS, FGTS, Seguro Desemprego, Financiamento Estudantil, Bolsa Família e financiamentos para habitação. Isto é acumulado com os serviços bancários tradicionais. A Caixa informa que empenha esforços para agilizar o atendimento das unidades oferecendo canais alternativos, como postos de atendimento, unidades móveis, casas lotérias, correspondentes Caixa Aqui e pontos de autoatendimento.

O Itaú Unibanco afirmou que "pratica desde 1992 o controle dos tempos de espera em suas agências através de metodologia própria aplicada antes mesmo da promulgação das leis sobre tempo de atendimento". "Destacamos que nosso tempo médio de atendimento nos últimos três meses foi de menos de 11 minutos", disse a instituição em nota. A assessoria do Banco do Brasil em Curitiba, após indicação do setor de comunicação social nacional, não foi localizada até o momento. TERRA

Via- http://hdviu.blogspot.com.br/

Um comentário:

ARTES EM METAIS disse...

Pra esses bancos aí, essa multa é "MOLÊZA" porquê os mesmo dão um jeito de tirar dos próprios clientes através de JUROS e Multas.