CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sábado, 10 de março de 2012

MULHER É REGISTRADA COMO HOMEM E NÃO CONSEGUE CASAR

Burocracia para desfazer o erro impediu Regimar de casar em 1995 
Foto: Antônio Augusto / Patos Hoje/Divulgação
A dona de casa Regimar Linhares da Silva, 35 anos, viveu uma situação no mínimo curiosa quando foi oficializar seu casamento, com o pai de seus seis filhos, com quem vive há 16 anos, em um cartório na cidade de Patos de Minas, interior de Minas Gerais. No local, ela foi informada pelos funcionários, que não poderia se casar com uma pessoa do mesmo sexo. A confusão ocorreu, porque, Regimar teria sido registrada como homem, de acordo com a certidão de nascimento, registrada em Anápolis (GO).
Ela conta que descobriu o erro na certidão em 1995, quando tentou se casar pela primeira vez com o marido. Na época, Regimar tinha 19 anos e desistiu de regularizar a situação. "Eu desisti por que pedia muita coisa, muito documento, era muita burocracia para provar que eu era mulher", disse.
Contudo com o passar dos anos, os filhos começaram a pressionar para que fosse regularizada a união entre os pais. Segundo a dona de casa, houve muito constrangimento por causa de seu nome masculino. "Meus filhos sofrem muitas brincadeiras. Falam que eles tem dois pais. Perguntam, quem é o homem da casa...", confessou em tom de brincadeira.
Decidida a mudar a situação, dona Regimar disse que já organizou todos os documentos necessários como, por exemplo, foto de quando estava grávida, certidão 

de nascimento dos filhos, testemunhas, exame médico com ginecologista, prontuário médico do pré-natal para provar seu verdadeiro sexo e confessou que já estava passando da hora de se casar. "Tenho que dar o exemplo para meus filhos, que já estão grandes", disse.
A dona de casa disse ainda que pretende entrar na Justiça também para mudar o nome da certidão de nascimento. "Vou acrescentar um 'a' - Regimara - para acabar de vez com esse problema", contou. Mas o sonho de se casar, deve ser adiado por mais tempo. De acordo com o advogado da família, Alexandre Máximo, a retificação de registro civil que será entregue à Justiça na próxima sexta-feira, costuma demorar de seis meses a um ano para ser deferida.
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas 

Nenhum comentário: