CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sábado, 10 de março de 2012

Aperte o botão em caso de assalto



Aperte o botão em caso de assalto
300 ônibus coletivos de Natal passarão a contar com um dispositivo para acionar a polícia em tempo real
Paulo de Sousa
jpaulosousa.rn@dabr.com.br

A té o final deste mês, Natal contará com 300 ônibus equipados com o chamado "botão do pânico" interligados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Segundo o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, o dispositivo permitirá ao motorista do transporte público da capital potiguar acionar a polícia no momento em que estiver ocorrendo um assalto no veículo. Essa é uma das medidas da ampliação do programa Comunidade em Paz, que deverá ser implantado também nos bairros de Felipe Camarão e Mãe Luiza até o final deste ano.


Equipamento enviará localização para o Ciosp, que avisará viatura próxima. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Aldair da Rocha explica que o "botão do pânico" funcionará a partir do envio de um sinal via satélite que indicará a posição exata do veículo no momento de um assalto. "Quando o aparelho for ativado, aparecerá numa tela do Ciosp a sua localização e, então, poderemos enviar a viatura mais próxima ao veículo para prender os assaltantes". Segundo ele, toda a aparelhagem foi comprada pelas empresas de transporte público de Natal, sem custos para a Sesed. A expectativa é que o sistema passe a funcionar até o final deste mês com 300 veículos. "Mas o objetivo é ter 900 ônibus com esses equipamentos".


A medida faz parte da ampliação do programa Comunidade em Paz, instalado no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. "O programa tem apresentado resultados positivos e até satisfação por parte dos moradores do bairro. Assim, estamos planejando levar o projeto para outras regiões da capital e implantar outras medidas".

Entre essas novas medidas, ele cita o chamado "Olhar Seguro", no qual vários vigilantes de escolas do Nossa Senhora da Apresentação foram treinados para prestar atenção à criminalidade no entorno dos colégios em que trabalham. Cada um dos participantes tem seus números de celular cadastrados junto ao Ciosp e podem ligar diretamente para denunciar crimes. "Temos muitos problemas com trotes, por isso, dessa forma, sabemos que essa é uma fonte segura", comenta o secretário.

O ponto chave da ampliação, porém, é a instalação do programa em Felipe Camarão (Zona Oeste) e em Mãe Luiza (Zona Leste). No primeiro bairro, inclusive, de acordo com o secretário, ações operacionais já estão sendo promovidas para diminuir os índices de violência e potencializar a implementação do Comunidade em Paz. "Precisamos construir uma base integrada de segurança lá. No bairro não há qualquer unidade administrativa da Polícia Militar, então estamos estudando como será feito". Ele acredita que Felipe Camarão deva receber o programa até agosto deste ano e Mãe Luiza no final de 2012.

Nenhum comentário: