CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




domingo, 19 de março de 2023

No dia de São José se chove eu lembro de Mamãe



Eu lembro que em Boa Hora o dia sempre começava cedo, aliás como era comum ao homem do campo, onde no meio rural a vida começa antes do sol debruçar seus raios sobre a nossa terra. Mas, nos dias 19 de Março uma energia diferente circundava o casarão de Auta e Severino. Mamãe, devota e fiel aos ensinamentos da igreja e também aos ditados populares, dizia a mim, aos meus irmãos e a quem quisesse ouvir: "Chuva no dia de São José é sinal de bom inverno", e eu na cabeça completava, imbuída do sentimento do sertanejo que ama a sua terra, "então também haverá de ter fartura".

E sobre fartura, o real sentido aureliano da palavra só vim compreender anos depois visto os estudos avançando, mas o sentimento eu sempre soube. Porque quando se falava em fartura, a que vinha dos céus com nome de chuva ou a que na terra com o nome de lavoura, o sorriso dos meus pais se abria, a lágrima do sertanejo escorria pelos caminhos da face e o coração, tenho certeza, se enchia do gozo da gratidão.

Hoje, os ventos me trazem a notícia de que chove em Boa Hora. Então, meus olhos por si só fazem uma viagem ao tempo e encontram mamãe e papai festejando no céu pertinho de São José. De lá, eu sei, eu sinto, eles olham para Boa Hora com alegria.

CLEUDIA BEZERRA PACHECO




Nenhum comentário: