CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 12 de abril de 2022

UMBUZEIRO, A ÁRVORE SAGRADA DO SERTÃO - SANTA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE

Entrevistada: Professora Cleudia Bezerra Pacheco, Diretora do Museu Auta Pinheiro Bezerra
Idade estimada da árvore: 180 anos



Intitulada como "árvore sagrada do sertão” pelo escritor e jornalista Euclides da Cunha, o Umbuzeiro representa para os nordestinos força, resistência e a bravura do sertanejo em enfrentar os caminhos tortuosos que a seca impõe, como narra a professora Cleudia, Diretora do Museu Auta Pinheiro Bezerra.

O Umbuzeiro é fortemente adaptado aos longos períodos de estiagem do sertão, quando perde todas as suas folhas, mesmo assim mantendo-se viva, graças a capacidade de armazenamento de água em suas raízes, podendo guardar até mil litros!

Segundo a professora, os pais costumavam levar as crianças para o roçado e elas ficavam brincando embaixo da árvore, subiam nos galhos e muitas caiam. Era grande a alegria delas.

A árvore fica apenas aguardando o cair das primeiras chuvas para que volte a crescer suas flores e em seguida os frutos. Seus frutos são saboreados pelo homem e animais. A umbuzada é um prato típico do nordeste, explica a professora e completa:

“Estamos agora em fase de produção que dura poucos dias. É árvore nativa cujos frutos são consumidos pelo homem, animais e pássaros”.

Data da entrevista: 02 de abril de 2022.

Nenhum comentário: