CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




segunda-feira, 27 de abril de 2020

UFRN oferece cursos online e gratuitos para qualificação de professores durante isolamento social



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está oferecendo cinco cursos online para qualificação de professores de escolas públicas de todo o país. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas pela internet a partir de quarta-feira (29).

Os temas são variados e foram pensados para colaborar com a qualificação de professores que estão distantes das salas de aula por causa da quarentena em virtude da pandemia do coronavírus. A ideia é que a iniciativa continue após esse período. Os cursos serão ofertados no formato de MOOC, uma sigla em inglês que significa Curso On-line Aberto e Massivo, e cada um deles disponibilizará um total de 1.500 vagas. Temas dos cursos

Educação mediada por tecnologias na prática
Introdução às metodologias ativas
Modalidades de ofertas educacionais com tecnologias
Atividades educacionais com mediação tecnológica
Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

Cursos na área de tecnologia

Os cursos foram financiados por meio de uma parceria entre o LAIS/UFRN e o Ministério da Saúde. Os interessados em participar dos cinco cursos, que aliam educação e tecnologia, terão acesso a módulos com carga horária variando entre 15 e 30 horas. Os assuntos são considerados, pelos organizadores, como relevantes para a formação continuada dos professores e fundamentais para a compreensão de novos formatos de ensino e de aprendizagem.

No módulo “Educação mediada por tecnologias na prática”, o participante será preparado para atuar na gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Já no módulo “Introdução às metodologias ativas”, o inscrito será conduzido à discussão das chamadas metodologias ativas. Tem ainda o módulo “Modalidades de ofertas educacionais com tecnologias” que auxiliará na produção pedagógica de cursos a distância.

Em “Atividades educacionais com mediação tecnológica”, o aluno irá aprender mais sobre os conceitos de ensino e aprendizagem não presenciais. Para encerrar essas opções, existe ainda o módulo “Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia”. Nele, quem participar vai aprender alguns cuidados específicos na elaboração de cursos com mediação tecnológica.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, o AVAProex, foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação a Distância da UFRN e os cursos já estão disponíveis. Quem tiver interesse em participar terá de acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN e, em seguida, será direcionado para o AVAProex.

A partir da inscrição, o candidato já estará habilitado a fazer o curso. Quem cumprir a carga horária mínima definida em cada módulo terá acesso ao certificado de conclusão. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (29).

Nenhum comentário: