CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sábado, 23 de março de 2019

MPRN recomenda que donos de bares se abstenham de vender bebida alcoólica para pessoa com deficiência mental


Os proprietários de estabelecimentos que explorem a comercialização de bebidas alcoólicas no Município de Paraná devem se abster de vender ou fornecer gratuitamente qualquer tipo de bebida alcoólica a pessoa com deficiência mental.

Esse é o principal objetivo da recomendação expedida pela Promotoria de Justiça de Luís Gomes, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), para os comerciantes do local.

A unidade ministerial recebeu diversas denúncias sobre o consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas por pessoas com deficiência no Município de Paraná, fato já tornado público e notório. Por isso, a recomendação também incluiu as autoridades policiais que atuam no Município de Paraná para que fiscalizem o efetivo cumprimento ao que foi orientado pelo Ministério Público.

Assim, os policiais devem instaurar o pertinente Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor dos proprietários de bares, clubes e ambientes congêneres ou quaisquer pessoas que, de qualquer forma, forneçam bebidas alcoólicas a pessoas com deficiência mental.

A conduta de servir bebidas alcoólicas a pessoa que o agente sabe sofrer das faculdades mentais tipifica como contravenção penal, podendo gerar pena de prisão simples, de dois meses a um ano, e multa. Em caso de desobediência o Ministério Público utilizará as medidas legais necessárias e cabíveis a fim de assegurar a implementação das recomendações, independentemente da responsabilização das autoridades omissas.

A Constituição Federal expressa que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido por intermédio de políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença ou de outros agravos ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 
 
Blog do Elinho Promoções

Nenhum comentário: