Equipe da UFRN foi acionada e coletou fragmentos para análise em Natal.
Animal, que viveu há cerca de 10 mil anos, se assemelha ao elefante atual.
Animal, que viveu há cerca de 10 mil anos, se assemelha ao elefante atual.
Caneta sobre a mandíbula encontrada dá a dimensão do tamanho do fóssil
(Foto: Cícero Oliveira/Divulgação UFRN)
Um fóssil do pré-histórico mastodonte foi encontrado em uma fazenda do município de Florânia, na região Central do Rio Grande do Norte, a 216 quilômetros da capital potiguar. Na última sexta-feira (12), a equipe do Museu Câmara Cascudo (MCC) foi ao local para o reconhecimento. "A equipe já coletou fragmentos da defesa (presa de marfim) e da mandíbula com os dentes molares do animal, e os transportou a Natal para limpeza e estudos complementares”, disse o biólogo da instituição, Wagner de França Alves.

Recriação de mastodonte, espécie que pertence à família dos mamutes
(Foto: Dantheman9758/Creative Commons)
O mastodonte se assemelha ao elefante atual. O animal viveu há cerca de 10 mil anos nas Américas do Norte e do Sul. De acordo com a equipe que participou da coleta do material, fósseis da espécie já foram encontrados em quase todos os estados brasileiros, exceto no Tocantins, e são registrados pela primeira vez em Florânia.
saiba mais
Museu Câmara Cascudo reinaugura duas exposições de longa duração
A descoberta se deu graças a um adolescente de 16 anos e a irmã dele, de 12, que encontraram os vestígios no leito de um rio e avisaram ao pai deles. O dono da propriedade acionou o arqueólogo Astrogildo Cruz, que realizou a primeira análise juntamente com o também arqueólogo e professor de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Orlando Figueredo.
Ao identificar o potencial dos vestígios, os profissionais entraram em contato com a paleontóloga e diretora do MCC, Maria de Fátima Ferreira dos Santos, que organizou a expedição para Florânia e confirmou a existência do fóssil.
A instituição da Rede Universitária de Museus da UFRN possui um setor de paleontologia que abrange metodologias de coleta de amostras e dados em campo para embasamento e organização das coleções científicas.

Fóssil do pré-histórico mastodonte foi encontrado em uma fazenda do município de Florânia
(Foto: Cícero Oliveira/Divulgação UFRN)
Do G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário