CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Vídeo mostra túnel de 30 metros descoberto em presídio de Natal; veja

Túnel foi escavado a partir de uma cela do pavilhão
 A (Foto: Sejuc/Divulgação)
Tentativa de fuga foi descoberta na noite desta terça-feira (23).
Escavação fez calçamento ceder no meio da rua.

Um túnel com aproximadamente 30 metros de comprimento foi descoberto na noite desta terça-feira (23) dentro do Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, mais conhecido como Cadeia Pública de Natal. A unidade, que fica na Zona Norte da cidade, possui atualmente 570 detentos. Destes, 230 estão no Pavilhão A, de onde partiu o túnel. Não houve fuga. O vídeo acima, gravado pela câmera de um aparelho celular, mostra que a escavação já estava bastante avançada.
saiba mais
Na maior fuga da história do RN, 46 usam túnel e escapam de cadeia

Diretora da unidade, Dinorá Simas disse ao G1 que a escavação já estava tão extensa que o calçamento cedeu no meio da rua. "Foi por causa disso que descobrimos o plano de fuga. A informação que nós temos é que o túnel iria sair dentro de uma casa", revelou.
Ainda de acordo com Dinorá, uma retroescavadeira será enviada ao presídio na manhã desta quarta (24) para destruir a estrutura construída pelos presos. “Vamos fazer desmoronar a escavação e concretar abertura do túnel”, afirmou a diretora. Antes, ainda de acordo com a diretora, agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) – unidade de elite da Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) – farão uma em busca de outras possíveis escavações.
 
Dentro do túnel foram encontrados diversos
lençóis que estavam sendo usados para facilitar a
locomoção dos detentos e a retirada da areia
(Foto: Sejuc/Divulgação)

Dentro do túnel foram encontrados diversos lençóis que estavam sendo usados para facilitar a locomoção dos detentos e a retirada da areia. Toda a terra removida com a escavação foi depositada dentro de uma cela. Na Cadeia Pública de Natal, a fiscalização dentro dos pavilhões está comprometida desde março do ano passado, quando os presos da unidade destruíram as grades das carceragens em meio a uma série de rebeliões que ocorreram no sistema prisional do estado. Desde então, toda vez que as grades são recolocadas, os detentos voltam a destruir as celas.

Maior fuga da história
Em fevereiro deste ano, também por um túnel, 46 presos escaparam da Cadeia Pública de Natal. Foi a maior fuga da história do sistema prisional do estado. Na ocasião, sete foram recapturados.

Somente este ano, 326 presos conseguiram escapar do sistema penitenciário potiguar. Em 2015, fugiram 212. Alguns foram recapturados, mas nem a Secretaria de Justiça (Sejuc) nem a Secretaria de Segurança Pública (Sesed) conseguem precisar quantos foram encontrados e levados de volta aos presídios.
 
 
Anderson BarbosaDo G1 RN

Nenhum comentário: