CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




domingo, 24 de janeiro de 2016

NOSSO NORDESTE

Leonardo Beneson
Uma coisa que me deixa indignado, revoltado e “brabo” é quando vejo alguém falando mal do Nordeste. O povo nordestino não merece tamanho desrespeito e preconceito por parte de alguns brasileiros, principalmente pela mídia, que na maioria das vezes só sabe mostrar os períodos de estiagem do nordeste, fazendo com que, quem assista tenha apenas uma visão da região. Por que não mostram as belezas naturais e os principais aspectos da economia que participam diretamente no PIB do país?

A discriminação que existe com o Nordeste, só vai acabar no dia que houver uma punição para essas pessoas que não conhecem a região e ficam falando sem saber. Os nordestinos são agraciados com as maiores belezas naturais, que são as praias, roteiro turístico mais requisitado do país, o litoral nordestino é uma exuberância só, quem vem conhecer se encanta, e às vezes, nem quer ir embora. Além das belezas naturais, não posso esquecer de falar da hospitalidade do povo nordestino, um povo de raça e fibra que tem uma receptividade com seus visitantes de deixá-los impressionados, principalmente com a culinária regional que é de deixar qualquer um de água na boca; hábitos alimentares que só no nordeste tem.
Existe uma imagem muito triste e negativa do nordeste em algumas outras regiões do país, mas isso, devido à falta de informação, pois, muitas vezes as reportagens só mostram os períodos de estiagem, gerando assim, uma imagem negativa do nosso nordeste, já se teve um tempo em que algumas regiões mostravam que no nordeste a alimentação base era xique xique, como outras vegetações típicas da região e restos de animais; fazendo com que durante muito tempo isso virasse motivo de piada para os nordestinos quando chegavam em outras regiões do Brasil.

Um fator interessante é que grande parte da mão de obra (principalmente construção civil) é importada no nordeste para as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, mas isso, a mídia não mostra como positivo, não sabem eles que se não fossem os nordestinos a coisa estava era feia. Grande fatia do PIB brasileiro é composto pelo Nordeste, pois é aqui que temos algumas atividades e títulos ímpares, como por exemplo, um dos maiores produtores e exportador de frutas tropicais, como também do sal; a região nordeste é a segunda maior produtora de petróleo. Agora com o projeto de energia eólica já são 189 matrizes de produção em operação, levando o nordeste para a classificação de maior produtor do Brasil. Nessa área, o RN se destaca: são 70 parques em operação, 31 em construção e 67 com autorização para serem iniciados. Enquanto São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná até maio de 2015 só tinham 1 parque em operação, cada.

Na área de tecnologia da informação, temos em Recife o Porto Digital, o maior polo tecnológico do país, com ampla expansão na área de desenvolvimento de softwares. O Nordeste hoje, passa por grandes transformações e o desenvolvimento vem junto, muitas empresas, inclusive multinacionais estão vindo pra cá, porque sabem que o povo nordestino tem coragem de trabalhar e além disso os incentivos fiscais tem atraído muitas empresas.

No geral, nossa economia é bem diversificada; nas cidades litorâneas destacam-se os serviços voltados para o turismo nas quais apresentam uma ótima infraestrutura para receber seus visitantes como: hotéis, pousadas, aeroportos, parques, etc. Na pecuária existe a criação de bovinos em praticamente todos os estados do nordeste. Temos a presença de indústrias de um diversificado mix de produtos e serviços.

Nossa cultura é miscigenada de raças e cores, dialetos, uma culinária típica e uma carne de sol exclusiva. Já no âmbito musical são muitos os ritmos: forró, frevo, axé, samba, xote, baião, xaxado, etc. No cenário literário as literaturas de cordel, a embolada de coco e os repentes de viola. Existe uma canção do renomado poeta Ivanildo Vila Nova e interpretada por Elba Ramalho chamada Nordeste Independente, que retrata muito bem o quanto o PAÍS sofreria em uma eventual separação territorial e o nordeste ficasse independente das demais regiões. Veja:

Já que existe no sul esse conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito

Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
De que a gente até hoje tem vivido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Dividindo a partir de Salvador
O nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico e feliz
Sem dever a ninguém no exterior

Jangadeiro seria o senador
O cassaco de roça era o suplente
Cantador de viola, o presidente
O vaqueiro era o líder do partido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Em Recife, o distrito industrial
O idioma ia ser nordestinense
A bandeira de renda cearense
"Asa Branca" era o hino nacional

O folheto era o símbolo oficial
A moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o inconfidente
Lampião, o herói inesquecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

O Brasil ia ter de importar
Do nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar

O arroz, o agave do lugar
O petróleo, a cebola, o aguardente
O nordeste é auto-suficiente
O seu lucro seria garantido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Se isso aí se tornar realidade
E alguém do Brasil nos visitar
Nesse nosso país vai encontrar
Confiança, respeito e amizade

Tem o pão repartido na metade
Temo prato na mesa, a cama quente
Brasileiro será irmão da gente
Vai pra lá que será bem recebido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Eu não quero, com isso, que vocês
Imaginem que eu tento ser grosseiro
Pois se lembrem que o povo brasileiro
É amigo do povo português

Se um dia a separação se fez
Todos os dois se respeitam no presente
Se isso aí já deu certo antigamente
Nesse exemplo concreto e conhecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Povo do meu Brasil
Políticos brasileiros
Não pensem que vocês nos enganam
Porque nosso povo não é besta.

Então é isso, por aqui encerro minhas palavras dizendo o seguinte: Enquanto nós nordestinos somos vítimas de preconceitos e desrespeito por pessoas que não sabem o que é o nordeste e acham que a gente somos um bando de miseráveis que não temos o que comer, posso dizer que podemos ter orgulho de sermos nordestinos, uma região privilegiada por Deus em nos dar muitas belezas naturais e culturas que só nós temos.

Penso às vezes, que tanta difamação contra o nordeste, não passa de tamanha inveja do que temos. Tamanha riqueza que o nordeste tem supera a todo e qualquer preconceito deferido por pessoas que não sabem o que falam. O mais importante é que os nordestinos são ricos de espírito, por mais que passem por situações adversas, e ás vezes não tem tantas oportunidades, sempre tem a esperança de dias melhores. Somos um povo abençoado por Deus.

Quem não conhece o nordeste não deixe de nos visitar, pois, só assim tirará suas próprias conclusões do que somos e mudará seu conceito.

Autor: Leonardo Benéson Medeiros Dantas
Referências:
Junta Comercial do RN
Sua Pesquisa.Com
Letras Music
 
https://www.facebook.com/leoartesRN/photos/a.1661139927473803.1073741827.1661138337473962/1661139844140478/?type=3&theater 

Nenhum comentário: