
O exercício pede a elaboração de uma porcentagem a partir da função matemática “wesley_safadão”. O professor faz uma menção ao refrão da música – que fala de um homem que “é 99% anjo perfeito”, mas que “tem aquele 1% vagabundo” – para pedir a porcentagem de “anjo” e “safado”. O resultado é calculado a partir da data de nascimento de alguém.
"A única mudança na questão que eu fiz em relação à música foi trocar a palavra ‘vagabundo’ por ‘safadeza’. Eu acho a palavra ‘vagabundo’ muito forte para uma questão”, explica Jefferson.A ideia dele repercutiu nas redes sociais e motivou a criação de páginas na web que calculam o “Safadômetro” a partir de uma suposta resposta da questão.
Ideia foi sugerida por mulher
Mesmo não sendo fã de Wesley Safadão, Jefferson disse que ouviu a música em um aplicativo da mulher dele quando tomava café da manhã. “Essa música do 1% toca bastante e até que é divertida de escutar. Entretanto, não sou um fã ardoroso do cantor. Se a música estiver passando, eu escuto sem problemas, mas também não odeio o Safadão”, disse.
A ideia de elaborar a questão surgiu em um desafio proposto pela mulher. “Sempre comento como é desafiador ensinar programação para os alunos de uma forma que prenda atenção deles, principalmente os exercícios de cunho matemático, que espantam um pouco. Então, em uma das vezes que a música tocou, minha mulher disse: ‘Que tal fazer uma questão sobre o Safadão, para desopilar a aula?’”, lembra.

Ao entregar o exercício, o professor comprovou que a popularidade de Wesley Safadão na internet havia chegado à sua sala de aula.
Publicidade>>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário