CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Conheça os riscos de manter o Whatsapp ativo utilizando outros aplicativos

Usuários que compartilham arquivos pessoais e usam rede para serviços bancários devem ficar atentos.

Utilizando uma rede desconhecida, a segurança do aparelho pode ficar mais fragilizada e propensa a ataques de hackers.Os usuários brasileiros do Whatsapp têm sugerido a instalação de outros aplicativos para burlar a determinação judicial que bloqueou a utilização da rede social a partir desta quinta-feira (17). Para continuar utilizando os serviços, muitas pessoas estão instalando aplicativos que adotam um IP alternativo com origem em outros países. Mas, essa solução encontrada pode não ser segura.

Segundo Aluísio Ferreira, que é especialista em redes de computadores e integrante da equipe de Superintendência de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a utilização do aplicativo que altera o IP deixa o smartphone mais vulnerável.

“Quando você utiliza um aplicativo de VPN [Virtual Private Network, um tipo de utilização de dois computadores emuma rede de conexão pública] você pode deixar o celular mais vulnerável, pois você não sabe por qual rede os dados irão passar. Normalmente, o tráfego de dados passa pela sua rede privada ou a que você utiliza e confia. Mas, no momento que você utiliza o VPN, o seu aparelho está utilizando uma rede desconhecida”, revelou o especialista.

Utilizando uma rede desconhecida, a segurança do aparelho pode ficar mais fragilizada e propensa a ataques dehackers. Quem utiliza serviços bancários através do smartphone ou usa a rede para compartilhar arquivos pessoas precisa ter muito cuidado.

“Com o uso do VPN, as pessoas que utilizam o celular para compartilhar arquivos pessoais ou realizar serviços bancários devem estar atentas, pois a utilização de aplicativos que alteram o IP coloca o seu aparelho conectado a uma rede desconhecida – e isso pode ser perigoso para a segurança virtual do celular”, afirmou.

Confira abaixo algumas alternativas seguras

Telegram
No modo de funcionamento e visual, o Telegram é extremamente parecido com o WhatsApp. Ele tem como diferencial seu esquema de criptografia. As mensagens são enviadas codificadas e reveladas apenas no smartphone da outra pessoa. O conteúdo não é armazenado nos servidores da empresa. Desde o bloqueio do WhatsApp, o Telegram ganhou centenas de milhares de novos usuários brasileiros.

Viber
O Viber é um dos grandes concorrentes do WhatsApp. Ele usa a rede móvel para compartilhar mensagens entre usuários. Ele conta com uma diversidade de stickers que podem divertir as pessoas enquanto elas usam o app.

Skype
O Skype é um bom aplicativo para troca de mensagens. Ele é desenvolvido pela Microsoft e tem proporciona também conversas de vídeo. Recentemente, a Microsoft lançou um recurso bacana para usuários brasileiros: a tradução simultânea.

Messenger
Se você já usa o Facebook, as chances de que você também use o Messenger são enormes. O aplicativo dedicado da ferramenta de conversas é ótimo. O visual é bem bacana, principalmente graças às cabecinhas flutuantes de cada conversa.

O Messenger tem bons recursos como envio de stickers, possibilidade de enviar GIFs e integração com diversos apps que funcionam dentro dele.


Publicidade>>>


Nenhum comentário: