CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Pazuello diz que há ‘repiques’ de casos e mortes por Covid-19 no país, mas não nova ‘onda’; Ministro também disse que plano de vacinação está adiantado


Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira que os casos e mortes por Covid-19 vem apresentando “repiques” em algumas regiões do país e pediu que isso não seja confundido com nova “onda”. O ministro considera que há quatro “ondas” relacionadas à pandemia, que podem ocorrer de forma simultânea. São elas: a contaminação e as mortes pelo novo coronavírus, outras doenças negligenciadas em função da Covid-19, a violência dentro dos lares e, por fim, o aumento de suicídio e automutilação.

— Não confundam ondas com novo surto, que é o que está acontecendo na Europa, com vírus mutado. Lá é um novo surto, que pode virar endemia, depois pandemia, e pode se confundir com as ondas da primeira. O troço é grave, ele vai numa linha e nós temos que estar muito atentos — disse Pazuello.

Ele afirmou que as regiões Sul e Sudeste são as mais impactadas, ao reconhecer a escalada de casos:

— Estamos falando de repique de contaminações e mortes em algumas regiões do país, sim. É só acompanharmos no nosso site, podemos observar os dados. No Sul e Sudeste do país, o repique é mais claro. E o no Norte e Nordeste do país, o repique é bem menos impactante, com algumas cidades que são fora da curva. O Centro-Oeste é mais no meio do caminho. Isso é o repique da nossa pandemia.

Pazuello deu as declarações durante evento sobre assistência a bebês prematuros. Alvo de críticas pela falta de coordenação e planejamento por parte do Ministério da Saúde, o ministro ressaltou que a pasta está “adiantada” no plano de vacinação para a Covid-19.

Segundo ele, dez grupos setoriais trabalham na estruturação do planejamento, que só poderá ser completamente concluído quando a futura vacina para a doença estiver mais próxima de se tornar realidade. Isso porque, disse Pazuello, cada imunizante tem características próprias que precisam ser consideradas.

— Podem ficar tranquilos, estamos adiantados. Então, quando estivermos com mais dados logísticos das vacinas, a gente fecha o plano.

Pazuello fez questão de ressaltar também que esteve reunido nesta quinta-feira com os conselhos de secretários estaduais e municipais de Saúde para pactuar medidas contra a pandemia, como o uso de recurso do ministério que estão parados.

O Globo




Nenhum comentário: