VINTZ SANTA CRUZ/RN

MARMORARIA GRANFORTH

agro

CASA DOS CICLISTAS

CURTA NO FACEBOOK!




SANTA CRUZ CLÍNICA VETERINARIA

SANTA CRUZ CLÍNICA VETERINARIA

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Com apenas uma mulher candidata, PT vai precisar readequar chapa de vereadores em Santa Cruz

O Partido dos Trabalhadores tem um problema sério pra resolver em Santa Cruz: com apenas uma mulher e quatro homens candidatos a vereador é preciso recompor a chapa.

Inicialmente, o PT tinha 9 candidatos a vereador: 6 homens e 3 mulheres.

Essa proporcionalidade estava adequada a legislação eleitoral, que obriga cada partido a ter, no mínimo, 30% de mulheres concorrendo na chapa proporcional, pra vereador.

Ainda no início da campanha, o PT teve três candidaturas indeferidas: Francione Salves, Gerson Xavier e Dalva Lanches. Todos se filiaram fora do prazo previsto em lei.

Sobraram 4 homens e 2 mulheres, mantendo a proporcionalidade.

Mas, pouco tempo depois, a candidata Claudinete renunciou a sua candidatura a vereadora, situação que obriga o PT a retirar duas candidaturas de homens a vereador, para manter os 30% de mulheres concorrendo ao pleito.

Isso significa que o PT só pode ter três candidatos: uma mulher e dois homens, mas atualmente ainda tem 4 homens candidatos a vereador: Ramon Ludovico, Damião Confessor, Genilson Souza e Rafael Profeta.

Sem nenhum abrir mão da candidatura, o PT vai ter que encontrar uma solução pra não sofrer sanções judiciais no futuro, já que está indo contra a Legislação Eleitoral vigente.




Nenhum comentário: