CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




terça-feira, 18 de junho de 2013

Secretaria de Saúde do RN confirma mais de 2 mil casos de dengue


Estudante morreu nesta quinta com suspeita
de dengue hemorrágica (Foto: Arquivo pessoal)
  A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou 2.662 casos de dengue de janeiro até 15 de junho no Rio Grande do Norte.

O boletim com os números atualizados do Programa Estadual de Controle da Dengue foram divulgados nesta segunda feira (17). No período foram notificados 9.543 casos suspeitos da doença. No mesmo período de 2012, a Sesap informa que foram 26.792 casos suspeitos e 10.443 confirmados.

A estudante universitária Fernanda Letícia Medeiros, de 21 anos, que morreu na madrugada da última quinta-feira (13), ainda não foi confirmada como vítima da doença. De acordo com a Sesap, o caso ainda está em análise. A jovem passou cinco dias internada apresentando sintomas de dengue hemorrágica, segundo o delegado Getúlio Medeiros, que é tio de Fernanda.

Além do caso de Fernanda, que ainda está sendo analisado, em 2013 foram confirmados quatro óbitos por dengue, sendo dois por dengue hemorrágica, conforme a Sesap. Os números do boletim da secretaria mostram reduções de 74,5% nos casos suspeitos e 64,3% nos casos confirmados em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Sesap, a prevenção e o combate ao mosquito precisam ser mantidos durante todo o ano. "É importante que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias", diz a secretaria em nota enviada à imprensa.A Sesap acrescenta que do total de municípios do RN, 56 apresentam baixa incidência da doença, 33 estão com média, 54 com alta e 24 com incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Pau dos Ferros (1.102),Natal (1.060), Currais Novos (493), Parelhas(482) e Parnamirim (380).

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas. É fundamental não tomar remédio por conta própria, pois isso pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico, devendo ainda estar alerta para sinais de agravamento, como vômitos e dores abdominais.
Do G1 RN

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: