CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




domingo, 18 de maio de 2025

CASAS QUE APONTAM PARA O FUTURO*

*Uma homenagem ao dia nacional dos museus, 18 de maio*

O dia 18 de maio sempre me traz memórias e me defronto aos meus desafios. Às memórias, daquilo que vivi e dos sentimentos que me fizeram montar o primeiro museu Rural do Rio Grande do Norte, bem como as palavras de mãe que já falava em memória e preservação do patrimônio histórico mesmo sem ter quaisquer vislumbre sobre o que de fato é um museu e/ou como ele funciona; já os desafios que me pegam, ressaltam o trabalho hercúleo que é levar à frente um Museu no interior do RN e que fica à 8km de distância do centro da cidade e, ainda que a estrada seja seu maior gargalo, nesses mais de 16 anos de existência, ainda não encontrei turista e visitante que não elogiasse a cultura, a organização, a riqueza em peças e também as novidades - sempre em crescência - que o Museu Auta Pinheiro Bezerra apresenta. 

Mas, neste dia onde se celebra o dia nacional dos museus, digo aos mais jovens, que são o futuro vivendo no presente: Os museus não são apenas lugares que guardam o passado! São casas de memória, onde os sonhos ainda ganham bálsamo, onde o tempo respira nas paredes, nos cheiros, nos sons, nas cores… Ah, meus jovens, cada objeto, uma história para se inspirar. Cada sala, um universo para se desbravar. São olhos que nos olham de volta. São silêncios que nos aconselham. São perguntas que encontram outras perguntas para gerar respostas. Quando visitamos os museus, o passado encontra o presente e sussurra caminhos para o futuro. 


Por isso, neste 18 de maio, dia em que celebramos os museus, que os tenhamos como lugares mágicos, vivos e necessários. Que celebremos a arte, a cultura, a memória e a emoção de existir. Viva os museus, viva a nós: Povo Brasileiro, potiguar… Santacruzense! 


A estes Santacruzenses, digo: Boa Hora está de braços abertos e suas portas esperam por você. Visite o Museu Auta Pinheiro Bezerra, porque visitá-lo é, no fundo, entrar dentro de si mesmo.



CLEUDIA BEZERRA PACHECO

Nenhum comentário: