CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

36 bancos explodidos este ano no RN

Este ano, a média de explosões tem sido de três a cada mês

Na madrugada de ontem, bandidos invadiram o pequeno município de Ielmo Marinho, na região Agreste Potiguar, distante 54 km de Natal, e explodiram um caixa eletrônico do Bradesco usando dinamites. Com esse, chega a 36 o número de caixas eletrônicos explodidos este ano no Rio Grande do Norte, o que dá uma média de três por mês.
Até o início de abril, já haviam sido explodidos 19 caixas. Somente no mês passado foram sete, sendo cinco no intervalo de uma semana.

A estatística poderia ser ainda muito pior, segundo o comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, se não fosse o trabalho de inteligência realizado pela PM e a Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, para evitar a ação dos arrombadores.

“Tentativas de arrombamento são evitadas com frequência, só não viram notícia”, diz Araújo, que reconhece que os casos de explosões de caixas eletrônicos no Rio Grande do Norte são muitos, embora, segundo ele, no Nordeste o RN ainda tenha o menor índice desse tipo de crime.

O comandante geral da PM do RN relata que recentemente foram roubados em Alagoas e no Maranhão 600 kg de explosivos – 300 kg em cada Estado – e não descarta que o material tenha sido usado nos crimes cometidos no RN.

“No mês passado nós tivemos três ações policiais: uma em Pureza, uma em Santa Maria e uma em Baía Formosa. Nessas ações, prendemos uma parte do grupo que agiu em Baía Formosa e outra parte acusada do arrombamento do caixa eletrônico de Pureza. Foram apreendidas armas e artefatos explosivos com eles. Também recuperamos mais de R$ 100 mil - boa parte do dinheiro roubado em Baía Formosa”, diz Araújo, acrescentando que a polícia também prendeu em Parnamirim pessoas que estavam dentro de uma casa com vários materiais usados em explosões.

Os casos estão a cargo da delegada Sheila Freitas, que comanda a Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor). A TRIBUNA DO NORTE ligou várias vezes para a delegada ontem à tarde para ouvi-la sobre o trabalho de investigação, mas ela não atendeu às ligações.

Ielmo Marinho
O bando que invadiu Ielmo Marinho, distante 54km de Natal, na madrugada de ontem e explodiu o caixa eletrônico do Bradesco era composto por aproximadamente dez homens. Segundo informações passadas por testemunhas à polícia, eles estavam divididos em três carros.

Parte do grupo se dirigiu à unidade bancária, enquanto outra parte ficou na retaguarda para impedir qualquer reação dos policiais da cidade. Os bandidos colocaram grampos para furar os pneus dos veículos que tentassem persegui-los após o arrombamento do caixa. A quantia levada não foi divulgada.

Números
36 é o número de caixas eletrônicos explodidos, este ano, no Rio Grande do Norte 900 kg de explosivos foram roubados recentemente, segundo a PM, nos estados de Alagoas e Maranhão R$ 100 mil levados de um caixa eletrônico explodido em setembro, na cidade de Baía Formosa, foram recuperados pela PM no mês passado. 

Nenhum comentário: