Foto: REUTERS/Ricardo Moraes
Nesta segunda-feira, 18, Goiás, Santa Catarina, Piauí e Rio de Janeiro começaram a vacinação contra a Covid-19. Dessa forma, até o momento, cinco estados brasileiros já começaram a imunizar sua população com a CoronaVac, vacina distribuída pelo Instituto Butantan. O número inclui São Paulo, que deu início à sua campanha de vacinação no domingo, 17, logo após a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
O estado de Goiás foi o segundo a começar a vacinação contra a doença. Minutos depois, os estados de Santa Catarina e Piauí também iniciaram suas campanhas de vacinação e, em quinto lugar, o Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro vacinou duas mulheres nesta segunda-feira, 18, a técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes, de 59 anos, do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, e a idosa Terezinha da Conceição, de 80 anos. Ambas receberam a CoronaVac no Cristo Redentor.
Goiás
A primeira pessoa a ser imunizada no estado é Maria Conceição da Silva, de 73 anos. A injeção foi aplicada pelo governador Ronaldo Caiado, que também é médico, na cidade de Anápolis.
Maria Conceição da Silva tem seis filhos e trabalhou como doméstica e como gari. Ficou cega de um olho, é hipertensa e hoje reside no Abrigo dos Velhos Professor Nicéphoro Pereira da Silva, em Anápolis.
O evento foi realizado na Unidade Básica de Saúde do Jardim Leblon, em Anápolis, às 17 horas. O local foi escolhido pelo governo para marcar o início da vacinação no estado como forma e retribuir o gesto solidário da população e da prefeitura, que recepcionaram os brasileiros que estavam em Wuhan, ano passado, no início da pandemia.
Santa Catarina
O enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Santa Catarina. Ele recebeu a primeira dose às 17h35 desta segunda-feira, 18, no Instituto de Cardiologia em São José, na Grande Florianópolis.
Piauí
O médico obstetra Joaquim Vaz parente, de 75 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada no Piauí. Ele atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa, já realizou em torno de 20.000 partos e fez o terceiro parto da história da maternidade.
Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário