
As brincadeiras interativas perderam espaço para as telas de celulares. Mas por trás do que deveria ser uma inofensiva tela, se escondem perigos que impactam diretamente no desenvolvimento das crianças.
![]() |
Publicidade>>> |
Em Dourados a educadora infantil e fonoaudióloga Daniela Bender Morandi, orienta os pais sobre o desenvolvimento da fala das crianças, desde o momento em que saem da maternidade. Para ela, todas as atitudes e também omissões dos pais serão impactadas na formação da criança. Ela explica, inclusive, como os pais podem estimular de forma saudável a fala dos filhos:
Em qual idade normalmente as crianças dizem suas primeiras palavrinhas com significado?
Por volta dos 12 meses as criancinhas nomeiam ou pedem algo. É esperado algo em torno de 5 à 10 palavras.
Como é o processo de desenvolvimento da fala até os 5 anos?
O desenvolvimento da linguagem oral nos pequenos é a parte que eu acho muito bonita, tanto que busco dedicar meus estudos e energia nesta área de atuação. Começa desde que o bebê vem da maternidade. É realmente um processo de enriquecimento verbal por estimulação auditiva, visual, olfativa e cinestésica. O bebê está completamente receptivo à todo e qualquer estímulo e o "botão on" da educação já foi ligado. Com isso, todas as atitudes e também omissões dos pais são refletidas no desenvolvimento da criança.
Qual a importância do processo de balbucio e o papel dos pais nessa fase? Quais as primeiras palavras que a criança pronuncia?
O papel dos pais é fundamental, em todas as fases da formação de uma criança, mas durante o processo de balbucio é ainda maior, pois é eles que dão o suporte emocional/afetivo, a significação dos sons que ela emite, gerando no ser em formação a idéia do retorno, do feed back. É como a criança dizendo: "ah, então quando eu faço PÁ, meu pai fica feliz, sorri e me abraça.... acho que vou fazer isso de novo".
Como agir quando a criança apenas aponta, mas não fala a palavra?
As ações do adulto sempre vêm acompanhadas de palavras independente da idade do bebê, pois aprendemos pelo exemplo. É imitando nossos pais e cuidadores que desenvolvemos a nossa fala e isso é muito importante. Dar somente o que a criança aponta, sem exigir dela algum som pelo menos, dependendo da idade e do desenvolvimento dela pode ser ruim.
Quais os principais erros cometidos pelos pais e que atrapalham no desenvolvimento da fala dos filhos?
Esse que falamos anteriormente é um deles. Um amor equivocado onde há extremismos no dar/oferecer, por exemplo, gerando pessoas que não precisam fazer exatamente nada, pois "tudo cai do céu", não precisa fazer som nenhum, só apontar e os adultos já dão o que elas estão querendo e até o que é em demasia. Tudo isso sem discernimento do que a criança está precisando naquele momento, que às vezes é até mesmo um "não". Pensam em fazer tudo em nome de não fazê-lo "sofrer", não fazê-lo chorar. Esta atitude adulta, de não permitir aos filhos o contato com as frustrações, inerentes ao ser humano, eu vejo como uma das atitudes mais perniciosas que existem hoje em dia, tanto para o desenvolvimento da linguagem quanto para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário