Bento XVI também apela para negociações entre Israel e Palestina
___________________________________________________________________________________

Bento XVI, de 84 anos, ofereceu uma bênção mais rápida que o habitual da sacada da Basílica de São Pedro, para uma multidão estimada em 100 mil pessoas na Praça de São Pedro, decorada com flores brancas e amarelas.
- Que a ressurreição de Cristo dê esperança ao Oriente Médio e permita a todos os grupos religiosos, étnicos e culturais dessa região trabalhar juntos para avançar no bem comum e no respeito aos direitos humanos. Particularmente na Síria, que termine o banho de sangue e se produza um compromisso imediato no caminho do respeito, do diálogo e da reconciliação, como pediu a comunidade internacional - afirmou o Papa.
Não houve explicação oficial sobre por que o discurso “Urbi et Orbi” (“Para a cidade e para o mundo”) foi mais curto que nos anos anteriores. Mas o Papa, que completa 85 anos no próximo dia 16 e tem aparecido mais frágil recentemente, aparentava cansaço na missa deste domingo.
O Domingo de Páscoa, o dia mais importante do calendário litúrgico cristão, somou-se a um período de intensa atividade para o Papa, incluindo uma viagem para o México e Cuba no mês passado e cinco serviços religiosos na última semana.
Enquanto Bento XVI falava em Roma, as tropas sírias atacavam zonas da oposição, segundo ativistas, causando a morte de 74 civis, em uma ofensiva que enviou milhares de refugiados para a Turquia antes da trégua prevista para a próxima semana, sob o plano de paz da ONU.
O plano de paz formulado pelo enviado da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, pede uma trégua para quinta-feira se as forças do governo sírio começarem a se retirar dos centros urbanos 48 horas antes. Cada lado acusa o outro de intensificar os ataques antes do cessar-fogo.
- Que os muitos refugiados desse país que precisam de ajuda humanitária encontrem a aceitação e a solidariedade capazes de aliviar seus terríveis sofrimentos - disse Bento XVI.
O Papa pediu ainda “estabilidade e desenvolvimento” no Iraque, exortou israelenses e palestinos a “corajosamente retomar o processo de paz” e condenou os recentes “ataques terroristas selvagens” contra igrejas cristãs na Nigéria.
Ao mesmo tempo em que Bento XVI celebrava a missa, o Vaticano anunciou que o Papa visitará o Líbano entre 14 e 16 de setembro para divulgar os resultados do sínodo de bispos sobre o Oriente Médio em 2010.
No fim da mensagem, Bento XVI desejou Feliz Páscoa em 65 línguas, incluindo árabe, hebraico e outros idiomas falados em áreas mencionadas nos apelos de paz.
O Papa começou as celebrações de Páscoa no sábado à noite, quando disse que o progresso tecnológico, na ausência da consciência de Deus e dos valores morais, representava uma ameaça para o mundo.
Fote: http://oglobo.globo.com
Atualizado em 08/04/2012
por Tiago Lima às 12:34
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário